Topo

Mochila agora é acessório da moda; veja como usar modelos que estão em alta

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

14/05/2019 04h00

É difícil acreditar que, há apenas alguns anos, as mochilas só eram usadas para carregar materiais escolares ou peças para ir à academia. E pensar que já foram consideradas utilitárias demais para serem chiques e elegantes. Mas a moda acabou se rendendo à sua praticidade. Hoje, o acessório transita nas costas de mulheres dos mais diversos estilos, do clássico ao despojado.

Depois das pochetes, muitas marcas tradicionais incluíram mochilas em suas coleções para atender a um público crescente, que inclui mães com filhos pequenos que querem deixar as mãos livres, executivas que precisam carregar materiais e laptops e mulheres com a vida corrida que levam absolutamente tudo na bolsa.

Não faltam modelos que se adaptem ao estilo e à necessidade de cada uma. "Os mais versáteis, fáceis de combinar e mais elegantes são os de couro em cores suaves. Também tem os maiores, práticos para quem passa o dia fora e precisa carregar muita coisa", diz a personal stylist e consultora de imagem Claudia Rozembrá.

Materiais duráveis

A escolha do material é determinante para que a mochila dure por anos. Couro ou náilon, por exemplo, tendem a ser mais duráveis. Na hora da compra, verificar detalhes como bolsos e zíperes também faz toda a diferença.

Mochilas de jeans, lona ou algodão são ideais para produções descontraídas e menos formais. Já as com penduricalhos e franjas compõem produções mais modernas. "O acessório acaba virando protagonista do look, por isso é importante pensar nas outras peças da produção e coordená-las para não ficar carregada demais", acredita Claudia.

Vale apostar nestas cores e modelos

Mochilas lisas em cores neutras como marrom, verde militar, preto, nude e caramelo rendem combinações com diversos looks e trazem mais sobriedade para o trabalho. Modelos estampados, com referências esportivas e cores neon como verde, laranja e amarelo estão em alta e trazem as influências atuais da moda.

Mochilas de tamanho mais compacto substituem a bolsa de ombro no dia a dia. Já as versões mais estruturadas, com formas geométricas, agregam elegância extra à produção para o escritório. No caso das mínis, a ideia é usar em momentos de lazer ou quando não é preciso carregar muita coisa.

"Optar pelo equilíbrio entre a sua estatura e o tamanho da mochila faz a diferença na hora de escolher a peça", explica a consultora de imagem e estilo Graziela Nascimento. "Quanto mais minimalista e com cores neutras, mais fácil será combinar com as opções de looks", completa.

Mochila no dia a dia

Para não comprometer o visual, é preciso levar em conta seu estilo e o ambiente por onde transita. Mochilas de couro ou sintéticos de tamanho médio conseguem harmonizar bem com calças sociais, saias lápis, camisas e blazer na produção para o trabalho.

Já aquelas com formatos diferentes, estampadas ou com tonalidades vibrantes conseguem quebrar a formalidade do look e, por isso, combinam melhor com roupas casuais. O mesmo vale para as versões esportivas, que conferem charme extra às produções com jeans e camiseta.

A dica para não interferir na proporção do visual é regular as alças para posicionar a peça de maneira correta e evitar muitas divisórias aparentes, que podem gerar conflito com os detalhes da roupa escolhida.