Topo

MET Gala 2019: famosos se reúnem para evento considerado o "Oscar da moda"

Gustavo Frank

Da Universa

06/05/2019 18h37

Nesta segunda-feira (6), as celebridades investiram todas as suas apostas para seus looks no MET Gala 2019, realizado em Nova York, Estados Unidos, a fim de arrecadar dinheiro para o Costume Institute do Metroplitan Museum of Art.

O evento tem uma lista de convidados selecionados por Anna Wintour, editora-chefe da revista norte-americana "Vogue", que é também responsável por organizar o baile.

Todo ano, o baile tem um tema específico para guiar os looks dos presentes. Neste ano, os convidados se inspiraram no ensaio de Susan Sontag, "Notes on Camp", que inclui tudo o que é extravagante, exagerado e não-natural.

O que é Camp?

Gucci - Getty Images - Getty Images
Desfile da coleção de inverno 2019 da Gucci, criado pelo designer Alessandro Michele, trouxe uma leitura do estilo Camp
Imagem: Getty Images

Se você gosta de looks ousados, esse é o momento. Isso porque o Camp inclui tudo aquilo que é considerado de mau-gosto ou que tenha uma provocação pela sua inadequação - ou seja, tudo aquilo que foge do padrão que estamos acostumados a ver e instiga pela diferença.

Susan Sontag construiu seu ensaio baseando-se na cultura queer dos anos 60, incluindo referências como Oscar Wilde e King Kong. Para ela, o Camp encontra seu sucesso "na aparência exagerada e no esforço investido em se criar essa sensibilidade do absurdo".

"Estamos passando por um momento extremo do camp, e pareceu muito relevante para a conversa cultural olhar para o que muitas vezes é descartado como frivolidade vazia, mas pode ser, na verdade, uma ferramenta política muito sofisticada e poderosa, especialmente para culturas marginalizadas", afirmou Andrew Bolton, curador do Met Costume Institute, ao jornal "The New York Times".

Anfitriões

MET Gala - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Lady Gaga, Harry Styles e Serena Williams serão os anfitriões do MET Gala 2019
Imagem: Reprodução/Instagram

Apostando em personalidades com força na cultura pop, o evento tem Lady Gaga, que levou quatro looks em sua chegada ao red carpet, Harry Styles e Serena Williams como anfitriões neste ano. O que diz muito, uma vez que nos surpreendemos com Rihanna, em 2018.