Topo

Amigo de modelo que passou mal na SPFW: "Morreu fazendo o que mais amava"

O modelo Tales Soares - Reprodução/Instagram
O modelo Tales Soares Imagem: Reprodução/Instagram

Camila Brandalise

Da Universa

27/04/2019 20h08

O modelo Tales Soares, conhecido como Tales Cotta, 26 anos, faleceu após ter um mal súbito na tarde deste sábado (27), durante desfile da grife Ocksa, na São Paulo Fashion Week. Soares passou mal na passarela, tropeçou e caiu. Ele chegou a ser atendido por uma equipe de socorristas, mas não resistiu. "Estamos prestando toda a assistência necessária neste momento", afirmou a SPFW em comunicado.

Após desmaiar na passarela, Soares foi levado para o lado de fora do espaço dos desfiles, a Arca, na zona oeste de São Paulo. Os bombeiros tentaram reanimá-lo e, na sequência, o levaram ao Pronto Socorro Municipal Lapa. Houve a hipótese de que ele tivesse sofrido um ataque epilético, mas a mãe do modelo, Heloisa Cotta, afirmou que ele não tinha a doença. Ainda se aguarda o laudo com a causa da morte.

"Nas últimas mensagens que ele me mandou, me pediu que assistisse aos desfiles, falou que usaria uma roupa linda e que, neste ano, ia se consagrar nas passarelas", lembra o amigo Faelo Ribeiro, dono da agência All Models, do Espírito Santo, primeira da qual Soares fez parte. "Éramos muito amigos. Ele sempre dizia que, quando estivesse na passarela, eu estaria com ele. Tales morreu fazendo o que mais amava."

tales cotta Ocksa - Josué Lima - Josué Lima
Cotta durante desfile da grife Ocksa, em que passou mal
Imagem: Josué Lima

Soares morava em São Paulo desde 2017 e, na capital paulista, fazia parte do casting da agência Base Mgt.

Era modelo desde os 18 anos. Mineiro da cidade de Manhuaçu (Minas Gerais), fez faculdade de Educação Física na UFES (Universidade Federal do Espírito Santo).

Foi nessa época que começou a modelar, sendo agenciado pela All Models. Seu primeiro grande evento foi em julho de 2018, na Casa de Criadores, conhecido por lançar novos nomes do universo da moda no Brasil. Depois, em outubro, estreou na SPFW, em desfile da grife Ratier. Na edição deste ano, voltou a desfilar pela marca na sexta-feira (26).

Desfile de estreia na SPFW, em 2018

Ele era vegetariano e, segundo alguns modelos que estavam presentes no desfile da Ocksa, ele estava nervoso porque não havia comido. Disse que não havia refeição desse tipo no camarim.

Mas a modelo Yollanda Maakeo disse o contrário: segundo ela, havia pelo menos três opções vegetarianas nos bastidores. "Sou vegetariana, estava com ele no backstage e nós comemos juntos. Comemos praticamente um bolo de cenoura inteiro", afirmou à Universa. A mãe de Soares também disse que o filho estava bem alimentado. "Poucos minutos antes do desfile, perguntei se havia comido, e ele me respondeu que tinha comido bastante. Era um menino de ouro, não tinha vícios. Vai fazer muita falta...", escreveu, em um post no Facebook.

Pelo Instagram, a Ocksa lamentou o falecimento do modelo. "Toda equipe está consternada", afirmaram. "Nossas sinceras condolências à família do Tales e aos amigos da agência Base".

Segundo Ribeiro, o modelo foi desacreditado no início da carreira por ser considerado baixo. Soares tinha 1,83m. "Ele foi negado por uma agência na qual eu trabalhava, torceram o nariz, diziam que não era alto o suficiente", lembra. "Quando abri a minha, a All Models, trouxe ele para fazer parte. Tales sempre foi um exemplo de persistência."