Topo

Pessoas com cônjuge feliz tendem a viver mais, diz novo estudo

adamkaz/IStock
Imagem: adamkaz/IStock

Da Universa

25/04/2019 10h44

Olhe para o lado: seu marido ou esposa parece feliz? Acredite, isso pode ter uma enorme influência em quanto tempo você vai viver. Um estudo da Universidade de Tilburg, na Holanda, publicado no periódico Psychological Science, revela que parceiro feliz é até mais importante que a própria felicidade.

"Os dados mostram que a satisfação do parceiro foi associado com mortalidade independentemente das características socioeconômica e demográfica dos indivíduos ou condição de saúde", diz uma das estudiosas, Olga Stavrova.

Participantes do estudo que tinham um companheiro feliz tinham menos chances de morrer pelos próximos 8 anos que os que tinham cônjuges menos satisfeitos.

"Se seu parceiro está deprimido e quer passar o dia comendo salgadinho e vendo TV, isso é como sua noite vai terminar também", diz a estudiosa, que acredita que a felicidade do "outro lado" ajuda a agitar o dia a dia de ambos.

Ao todo, foram analisados dados de 4,4 mil casais dos Estados Unidos com idades acima dos 50 anos e 99% eram heterossexuais.