Topo

Afinal, por que a Rainha Elizabeth II tem dois aniversários por ano?

Rainha Elizabeth 2ª comparece a missa de Páscoa em seu aniversário de 93 anos - AFP
Rainha Elizabeth 2ª comparece a missa de Páscoa em seu aniversário de 93 anos Imagem: AFP

Da Universa

21/04/2019 19h16

A rainha do Reino Unido completa 93 neste domingo (21). Apesar disso, ela também comemora seu aniversário "oficial" no dia 10 de junho. Ou seja: nem sempre o dia da festa bate com a data em que o rei ou rainha realmente nasceram.

O culpado pelos dois aniversários de Elizabeth II é o frio.

Em abril, é primavera na Inglaterra e as temperaturas costumam variar entre 6 a 20 graus Celsius. Tradicionalmente, quando o monarca nasce no outono, inverno ou primavera, a celebração oficial é deslocada para o próximo verão. Assim, aumentam-se as chances de tempo bom. A tradição foi iniciada há mais de 250 anos, com o rei George 2º em 1748.

Neste domingo (21), a temperatura máxima foi de 25ºC em Londres. No ano passado, foi de 23ºC. Apesar disso, nos últimos anos a diferença de temperatura entre março e junho está cada vez menor.

Tradicionalmente, a celebração de abril é mais reserva e reúnes familiares e apresentações musicais. Em junho, porém, é celebrado a festa oficial aniversário de Elizabeth, com um desfile aberto e participação de mais de oficiais, soldados, cavalaria e bandas militares.

Na ocasião, a rainha cumprimenta britânicos e também turistas. Com a ajuda de um dia mais ensolarado é fácil para que o público saia às ruas para prestigiar a tradicional parada.

Meghan não foi hoje na festa da Rainha

Uma ausência, porém, chamou atenção: a de Meghan Markle.

Segundo Rebecca English, correspondente da família real no The Daily Mail, não há com que se preocupar. Prestes a dar à luz seu primeiro filho ou filha, Meghan já era uma ausência esperada nos serviços de Páscoa. Quem também não estava na celebração era a do príncipe Phillip, duque de Edimburgo.

Harry, que foi sem Meghan, Kate Middleton e William comparecem a missa de Páscoa - AFP - AFP
Harry, que foi sem Meghan, Kate Middleton e William comparecem a missa de Páscoa
Imagem: AFP

Apesar de não estar presente na missa, Meghan deixou na conta oficial do casal no Instagram uma mensagem carinhosa para a monarca também assinada por seu marido, o príncipe Harry:

"Feliz aniversário, Vossa Majestade, senhora, vovó. Desejamos o dia mais lindo para você. Harry e Meghan":