Topo

Nude é tendência, mas como usar tons de bege e não parecer sem graça?

Bruna Marquezine no desfile da Le Lis Blanc -
Bruna Marquezine no desfile da Le Lis Blanc

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

17/04/2019 04h00

Na contramão das cores vibrantes, como o neon, as peças em tons de nude ganham espaço no guarda-roupa de quem não gosta de chamar atenção, mas quer manter o visual elegante e discreto.

Apesar de ser uma tendência, looks que elegem as variações do bege são atemporais. Essa paleta de cores rende combinações minimalistas que transcendem as estações -- e podem ser usadas em qualquer época.

Mas nem sempre é fácil escolher o melhor nude para compor a produção. O tom que vai bem para uma pessoa, nem sempre combina com outra. E, ao contrário de outros looks neutros, como preto ou branco, os beges podem deixar o visual pálido e desbotado.

Para evitar esse efeito, veja cinco dicas de como escolher e usar os tons de nude em diversas ocasiões:

Encontrando o tom certo

Prove diversas peças em matizes diferentes para saber qual é a melhor de acordo com a cor de pele e cabelos. Hoje, várias marcas já apostam em uma ampla cartela de beges para atender desde as peles mais claras até as negras. Na dúvida, fuja daquele que deixa o look sem graça.

Nude em uma só peça

Para não cair na monotonia e deixar de lado o efeito "pagado", a dica da consultora de moda e stylist Karine Rodrigues é começar usando nude em uma só peça ou pequenos detalhes que fazem a diferença.

"Para começar, aposte nos detalhes e em roupas mais afastadas do rosto, pois assim não tem tanto impacto na imagem. Pode ser uma saia, calça ou até na terceira peça como jaquetas, blazers e coletes. Acessórios como bolsas e sapatos nude também são sempre bem-vindos", afirma. Lembrando que os sapatos nude além de alongar a silhueta ainda desviam a atenção para os pontos mais fortes do look.

Monocromáticos

Contrastando com o color blocking, looks monocromáticos no mesmo tom de bege mantêm a elegância minimalista. O nude da cabeça aos pés -- inclusive com acessórios na mesma cor -- confere um toque de sofisticação também na roupa de trabalho.

Mas, segundo a professora de moda Mayara Behlau, da Sigbol Fashion, é preciso tomar alguns cuidados ao escolher peças nude para trabalhar: "Evite peças justas e curtas em looks de trabalho como leggings e tops cropped", recomenda.

Tom sobre tom

Peças em tons de nude diferentes ou com texturas distintas conseguem deixar o look neutro ainda mais interessante e cool. A vantagem é que não se corre o risco de ficar com visual parecido com uma "segunda pele". "É preciso experimentar tons de nude para ver qual fica melhor no seu tom de pele e os acessórios irão complementar, inclusive a maquiagem, pode ser um toque final para valorizar a sua imagem", acredita Karine.

Contraste com outras cores

Se você ainda tem receio de experimentar um look inteiro em tons de bege, uma das formas de usar o neutro é fazendo um contraste com outra roupa (ou acessório) mais vibrante. Peças em neon, amarelo e até living coral-- cor de 2019, segundo a Pantone -- funcionam bem. Assim como roupas com detalhes em brilho ou bordados. "Para não cair na monotonia, coordene com cores mais vívidas ou combinações complementares", acredita Mayara.