Topo

Mãe que teve transplante de útero realizado por robô dá à luz bebê saudável

Lennart Wiman/Reprodução
Imagem: Lennart Wiman/Reprodução

Da Universa

11/04/2019 19h10

Na Suécia, uma mulher deu à luz bebê saudável após realizar um transplante de útero inovador feito por um robô, tornando-se a primeira mãe na história a ter um filho após uma cirurgia assistida por meio dessa tecnologia.

O transplante foi realizado em 2017 no Sahlgrenska Academy Hotel, na Universidade de Gotemburgo, enquanto o parto aconteceu na última segunda-feira (9).

Os médicos confirmaram que a mulher e seu filho - que não foram identificados - estão bem.

"É uma sensação fantástica entregar um bebê tão especial. Fazer parte de todo o processo, desde o primeiro encontro com o casal até o transplante do útero, e agora ver a alegria de todos quando o que queríamos se tornou realidade é maravilhoso".

Durante o transplante, os cirurgiões guiaram os braços robóticos, usando uma imagem 3D ampliada do abdômen inferior da paciente. O primeiro útero da mulher foi removido durante o procedimento.

De acordo com o "Daily Express", 15 bebês já nasceram após o transplante de útero, mas essa criança é a primeira a nascer após uma cirurgia assistida por um robô.

"Este é um passo extremamente importante para o desenvolvimento da cirurgia envolvida no transplante uterino e sua segurança. Pela primeira vez, estamos mostrando que a técnica cirúrgica menos invasiva assistida por robôs é praticável".