Topo

Ginecologista investigado por abusar de pacientes desde 2011 é preso em SP

O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo abriu uma sindicância para apurar o caso - iStock
O Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo abriu uma sindicância para apurar o caso Imagem: iStock

Mariana Gonzalez

Da Universa, em São Paulo

11/04/2019 16h27

A Polícia Militar prendeu na tarde de quarta-feira (10) o médico ginecologista Rogério Pedreiro, de 55 anos, acusado de abusar sexualmente de pacientes durante a consulta.

Pedreiro estava foragido desde março, quando foi condenado a quatro anos e cinco meses de prisão por violação sexual, e foi preso em Moema, região nobre da zona sul de São Paulo.

Segundo a PM, os policiais só puderam prendê-lo graças a um radar de trânsito inteligente, que leu a placa do carro e identificou o mandado de prisão, emitido há quase dois meses pela 14ª Vara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo.

Os policiais encaminharem o médico ao 27ª DP, no bairro do Campo Belo -- mesma região em que mantinha seu consultório.

Como o processo corre em segredo de justiça, a vítima não foi identificada e os detalhes do caso não foram revelados. Segundo o Tribunal de Justiça, cabe recurso.

Histórico

Essa não é a primeira vez que Rogério Pedreiro é preso: em agosto de 2012, ele foi detido por abusar sexualmente de duas pacientes, uma mãe e uma filha que não foram identificadas.

Além a atual condenação, por violação sexual, Pedreiro já respondeu a outros oito processos -- todos arquivados, mas pelo menos dois por crimes sexuais: um por estupro e outro por posse sexual mediante fraude.

Em nota, o Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo) disse à Universa que, na época, abriu um processo ético-profissional contra o médico. Em 2016, quando o caso foi julgado, ele teve o direito ao exercício profissional suspenso por 30 dias, mas recorreu ao CFM (Conselho Federal de Medicina).

"Diante das recentes informações veiculadas pela Imprensa [condenação pela Justiça, em março, e a prisão de Rogério Pedreiro], o Cremesp informa que abriu sindicância para investigar eventuais novas infrações éticas no exercício profissional do médico em questão", diz a nota.

A sindicância corre sob sigilo determinado por lei.