Topo

Evento promove tatuagem e micropigmentação gratuitas para quem teve câncer

Luiza Souto

Da Universa

06/04/2019 04h00

A psicóloga Eliana Neves Siqueira retirou as duas mamas em 2016, após descobrir um câncer. Vencido o tumor, ela, que tem 52 anos, passaria ainda por outra batalha: uma das cicatrizes necrosou e no início de 2017 precisou fazer uma cirurgia de reparação. Ainda desembolsou R$ 20 mil para o cirurgião plástico realizar o procedimento, junto a uma micropigmentação de aréolas.

E não deu certo. Ela afirma que tomou uma anestesia três horas antes do procedimento, e além da dor, a reconstrução mamária não foi caprichada, conforme ela conta. E teve uma infecção. Sua história chegou aos ouvidos da especialista em micropigmentação Ana Savoy, do Centro Técnico de Tatuagens Cosméticas, e ali conseguiu uma outra micropigmentação, de forma gratuita. A empresa estará numa feira em São Paulo ajudando outras mulheres como Eliana.

"Retirar o seio é uma mutilação que mexe demais com nosso psicológico, e quando eu olhava para o jeito que fiquei, a dor aumentava. Mas depois de refazer a micropigmentação melhorei muito e em 28 dias já estava de volta ao trabalho", relembra a moradora de Piracicaba, interior de São Paulo.

Micropigmentação gratuita

Mulheres que perderam a aréola e sobrancelhas em consequência do câncer de mama terão a oportunidade de fazer tatuagem e micropigmentação durante o evento Estética in São Paulo. Homens que tiveram a doença também serão contemplados na ação, intitulada "Arte com paixão".

O evento acontece no Palácio das Convenções do Anhembi até o dia 8 de abril, numa ação conjunta entre a Abramic (Associação Brasileira de Micropigmentadores), Ana Savoy Centro Técnico de Tatuagens Cosméticas e Hemomed Instituto de Oncologia e Hematologia. Profissionais falarão ainda, no evento, sobre os três tipos de cânceres que mais incidem nas mulheres: mama, colo de útero e pulmão.

Inscrições para receber a doação de tatuagem devem ser feitas no site https://abramic.com.br/acao-social/.