Topo

Mãe de 16 filhos conta as regras que criou para organizar tarefas em casa

Da Universa

05/04/2019 13h42

Um é pouco, dois é bom e três é demais? Não para essa família de Queensland, na Austrália. O casal Jeni e Ray Bonell decidiram ser pais de 16 filhos!

Jesse, Brooke, Claire, Natalie, Karl, Samuel, Cameron, Sabrina, Tim, Brandon, Eva, Nate, Rachel, Eric, Damian e Katelyn são os filhos dos australianos. Ao todo, são nove meninos e sete meninas, com idades entre 4 e 29 anos.

Apesar da quantidade de pessoas dentro de casa, manter o lar organizado não é um desafio para a grande família, que tem uma rotina que é seguida à risca.

As placas na casa já avisam as normas: "Arrume sua cama antes do café da manhã; Roupas devem ser dobradas e guardadas; Guarde os sapatos nas caixas; Guarde todos os brinquedos/Chão limpo; Aspirar o quarto duas vezes por semana; Espanar o quarto semanalmente; Limpe as portas/armários/interruptores de luz semanalmente".

Além dos anúncios, a família também abraçou uma lista de tarefas semanais para garantir que tudo fique dentro do controle. "Nossa lista surgiu quando tínhamos seis ou sete filhos. Eu era uma dona de casa e o pai estava trabalhando duro. Embora as crianças fossem pequenas, eu sentia como se não estivesse ensinando a elas como ajudar dentro de casa e como retribuir à família. Se você mora aqui, trabalha aqui", explicou a mãe ao britânico "Daily Mail".

No começo, entretanto, organizar a lista foi um pouco difícil. Jeni revelou que tudo começou apenas com rabiscos no papel, mas acabou formalizando as tarefas já que tinha que levar consideração o trabalho de meio período dos seus filhos adolescentes. O plano começou a atender tanto as crianças mais velhas quanto as mais jovens, que a partir dos oito anos de idade já são inseridas no esquema de trabalho da casa.

Os jovens têm cartões laminados com títulos de trabalho que são colocados ao lado de seus nomes. Os trabalhos mudam a cada noite, para que cada um tenha a chance de fazer tudo e aprender cada habilidade. A mãe pendura a lista na parede para que todos possam ver em que trabalho estão naquela noite. "Nós temos muito poucas queixas sobre isso. Todos concordam e aceitam que há muitas coisas para fazer em uma família desse tamanho", alerta.

A divisão de tarefas, por sua vez, parece estar surtindo efeito na casa. Segundo Jeni, por conta da divisão de trabalho, a sua filha de 12 anos já pode até mesmo fazer um jantar assado para 12 pessoas com "pouca supervisão". "Estou muito orgulhosa das crianças. Eles são muito independentes e muito habilidosos", revela.

O dia a dia dos Bonell pode ser visto no Instagram da família e no canal de YouTube The Bonell Family.