Topo

Mulher estrangulada em SP havia denunciado o marido no ano passado

Ana Claudia de Melo, de 27 anos - Reprodução/Facebook
Ana Claudia de Melo, de 27 anos Imagem: Reprodução/Facebook

Mariana Gonzalez

Da Universa, em São Paulo

03/04/2019 16h20

Resumo da notícia

  • Ana Claudia de Melo, de 27 anos, teria sido espancada, estuprada e estrangulada pelo marido, Felipe de Carvalho Nogueira, na madrugada de sábado (30)
  • Segundo a família da vítima, ela chegou a se separar e denunciá-lo por violência doméstica há cerca de um ano, quando conseguiu uma medida protetiva
  • Crime aconteceu na cidade de Guararapes, no interior de São Paulo, e foi registrado como feminicídio; o suspeito está preso preventivamente

Ana Claudia de Melo, de 27 anos, foi morta pelo marido Felipe de Carvalho Nogueira, da mesma idade, no último sábado (30), na cidade de Guararapes, no interior de São Paulo -- seu corpo foi encontrado pela mãe, na casa em que morava com os pais, Felipe e os dois filhos, de 3 e 5 anos.

À Universa, a cunhada Valdireni Braz, de 34 anos, contou a vítima era ameaçada com frequência pelo companheiro e, há cerca de um ano, chegou a denunciá-lo por violência doméstica e conseguir uma medida protetiva contra ele.

"Quando ele não estava sob efeito de bebida e drogas, era muito gente boa. Respeitava os filhos, era trabalhador. Mas quando usava essas coisas, virava outra pessoa", lembra Valdireni. "Desta vez, a Ana chegou a se separar e fazer a denúncia, mas sofreu muito. Logo ele voltou pedindo perdão, prometendo que ia mudar e ela decidiu voltar atrás".

Segundo a cunhada, os pais da vítima tinham conhecimento sobre as agressões e aconselhavam a filha a terminar de vez o casamento de 7 anos, "mas ela gostava muito dele" e, por isso, eles aceitavam.

Durante os meses que passou separada de Felipe, Ana Claudia conseguiu um emprego numa fábrica de lingeries para cuidar dos filhos, mas pediu demissão quando retomou o relacionamento.

"Não foram poucas [as agressões]. Ela largava, ele pedia perdão e ela dava mais uma chance. Mas daquela vez, ela disse à família que já estava cansada de dar mais chances", conta Valdireni.

Em 2018, o casal se mudou com os filhos para a cidade de Castilho, a 110 quilômetros de Guararapes. Em poucos meses, Ana voltou com as crianças à casa dos pais, depois que Felipe, sob efeito de drogas, ameaçou matá-la na nova cidade.

"Nós [eu e meu marido] ficamos preocupados que ela aceitasse ele de volta mais uma vez e ele aprontasse de novo. E foi o que aconteceu", disse.

O crime

Valdireni conta que o casal passou a noite da véspera do crime fora de casa, bebendo e se divertindo. "Eles sempre bebiam então, até aí, tudo normal". Os filhos e os pais da vítima também estavam na residência.

Segundo o boletim de ocorrência registrado na Delegacia de Polícia de Guararapes na manhã de sábado (30), a mãe de Ana, Maria Aparecida de Melo, encontrou o corpo da filha no quarto do casal, nu e cheio de hematomas por todo o corpo.

A família acredita que a vítima tenha levado uma série de socos e tenha sido violentada com um cabo de vassoura. Segundo o laudo, a morte foi causada por um traumatismo cervical.

De acordo com a polícia, Felipe foi preso em flagrante horas mais tarde, em uma reserva florestal da região. Ele está detido de forma preventiva e confessou o crime ao prestar depoimento.

Universa não conseguiu localizar sua defesa.