Topo

Simone Biles relembra abuso e afirma: "Agora eu me sinto uma mulher forte"

Simone Biles - Simone Biles/Reprodução Instagram
Simone Biles Imagem: Simone Biles/Reprodução Instagram

Da Universa

28/03/2019 18h48

Após passar por momentos conturbados por conta de um abuso sexual sofrido pelo ex-médico de Ginástica Larry Nasser, a atleta Simone Biles se mostra muito mais forte e disposta a falar sobre o assunto. Em recente entrevista para a atriz Priyanka Chopra em seu especial para o YouTube "If I Could Tell You One Thing", a ginasta relembrou a luta que emplacou contra a depressão e compartilhou como se recuperou do acontecimento.

"Terapia é tudo", disse a jovem de 22 anos que afirmou ter negado o acontecimento durante muito tempo. "Havia um tempo que eu perguntei para uma amiga qual era a definição de 'sexualmente abusada'. Porque, você sabe, algumas das minhas outras amigas passaram por situações piores que a minha", relembra.

"Eu estava pensando 'não, eu não estou disposta a falar sobre isso para o mundo ver. Eles não vão me enxergar como a ginasta Simone, eles vão me enxergar como a Simone sobrevivente de um abuso sexual'. Então eu neguei e enterrei esse assunto", revela a ginasta. "Eu estava muito deprimida, eu nunca saia do meu quarto. Eu estava dormindo o tempo todo e eu disse a um dos meus advogados: 'eu durmo o tempo inteiro porque isto é a coisa mais próxima da morte'".

Biles disse que só contou para a sua mãe após uma colega ter feito sua denúncia em público. "Eu estava chorando e liguei para minha mãe e então disse a ela o que tinha acontecido comigo", relembra. Apesar dos momentos difíceis, a ginasta afirma que hoje se sente muito mais forte. "Não foi fácil, mas agora eu me sinto uma mulher forte e eu senti que contar a minha história ajudou outras jovens garotas".

O caso veio à tona em janeiro de 2018, meses após a explosão de denúncias de assédio e abuso sexual em Hollywood que acarretou no movimento #MeToo. A ginasta compartilhou a denúncia em uma carta aberta no Twitter. "Eu também sou uma das muitas sobreviventes que foram abusadas sexualmente por Larry Nassar", escreveu. "Por favor, acredite em mim quando digo que foi muito mais difícil falar essas palavras em voz alta do que agora para colocá-las no papel. Há muitas razões pelas quais relutei em compartilhar minha história, mas agora sei que não é minha culpa".

Na ocasião, mais de 150 garotas denunciaram Nassar por abuso sexual e o ex-médico foi sentenciado em 2018 para mais de 175 anos de prisão nos Estados Unidos.