Topo

Medicamento para tratamento de depressão pós-parto é aprovado nos EUA

Medicamento deve chegar em junho nos EUA - iStock
Medicamento deve chegar em junho nos EUA Imagem: iStock

Da Universa

20/03/2019 14h22

Na última terça-feira (19), a Food and Drug Administration (FDA), agência federal do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos voltada para regularização de alimentos e remédios, aprovou um medicamento voltado especificamente para o tratamento da depressão pós-parto. Em nota divulgada pela FDA, Tiffany Farchione, diretora interina da Divisão de Produtos de Psiquiatria do Centro de Avaliação e Pesquisa de Drogas do FDA afirmou que essa aprovação marca a primeira vez que uma droga foi especificamente liberada para este fim.

Denominado como Zulresso, o medicamento é administrado em perfusão intravenosa em período contínuo durante 60 horas. Ele será fornecido apenas por meio do Programa de Avaliação de Risco e Estratégia de Mitigação (REMS) que exige que um prestador de serviços de saúde administre o medicamento em uma unidade de saúde certificada.

Ao receber o medicamento, as pacientes deverão ser monitoradas devido aos riscos de uma perda súbita de consciência. Além disso, o governo ainda informou que as mães deverão ser acompanhadas quando interagirem com os filhos se estiverem sob medicação. Outra norma é a de que nenhuma paciente em tratamento deve dirigir, operar máquinas ou realizar outras atividades perigosas até que as sensações de sonolência do tratamento tenham desaparecido completamente.

De acordo com a CNN, o custo de um tratamento será por volta de US$ 20.000 a US$ 35.000 e as mães devem conversar com seus médicos pois há o risco da medicação chegar ao leite materno. A previsão é de que o medicamento já esteja disponível a partir de junho deste ano.