Topo

Mãe dá à luz bebê com outro feto dentro do abdômen em caso raro de gravidez

Reprodução/YouTube
Imagem: Reprodução/YouTube

Da Universa

20/03/2019 16h37

Um caso raro de gestação impressionou os profissionais de saúde e os moradores da cidade de Barranquilla, na Colômbia, depois que o bebê nasceu com outro feto dentro do seu abdômen.

A mãe, Monica Vega, fez a descoberta no seu sétimo mês de gestação, quando a imagem mostrou que havia dois cordões umbilicais, algo que a surpreendeu -- visto que ela não esperava gêmeos.

Monica Vega - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

No entanto, o feto que estava na barriga do bebê não tinha cérebro, nem coração e estava se alimentando da irmã.

"O fenômeno é conhecido na ciência como 'gêmeo parasita', também é chamado de 'fetus in fetu'. É um caso muito raro, no qual um feto malformado é englobado no seu gêmeo com desenvolvimento normal. Acredita-se que ocorre um caso em cada milhão de nascimentos, existem menos de 100 casos mencionados na literatura em todo o mundo", disse o cirurgião Miguel Parra ao jornal "La Nación".

A cesariana foi feita na 37ª semana da mãe e posteriormente foi feita uma cirurgia para a retirada do gêmeo parasita. Os procedimentos foram feitos às pressas para evitar que o bebê corresse perigo de vida.

"É um dos casos mais estranhos que vemos na medicina fetal. As células que iriam formar os dois gêmeos não se separaram na hora certa, então um poderia se desenvolver enquanto o outro estava dentro de seu irmão mais novo. Agora ela é uma menina que se desenvolve muito bem, ela se recuperou muito bem de sua cesariana, que aconteceu 24 horas após seu nascimento", complementou Miguel Parra.