Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Não é só o Surubão de Noronha: conheça outras fanfics brasileiras

Surubão de Noronha - Getty Images/Montagem
Surubão de Noronha Imagem: Getty Images/Montagem

Lucas Vasconcellos

Colaboração para Universa

02/03/2019 04h00

Histórias fantasiosas existem desde que o mundo é mundo para diversas finalidades. Algumas recebem o subtítulo de contos de fadas (Rapunzel e Branca de Neve, por exemplo).

Outras são chamadas de teorias da conspiração - há quem jure de pés juntos que o homem não pisou na Lua, que a Terra é plana e que Elvis não morreu.

Mais recentemente, a sociedade moderna experimenta o fenômeno de histórias bizarras, criadas para influenciar a população. As fake news abriram o debate se o kit gay, que conteria uma mamadeira com bico de pênis, eram entregues para crianças em escolas pelo Ministério da Educação no governo petista. A teoria é, obviamente, mentirosa.

E, por fim, as fanfics, um outro tipo de contos mirabolantes, que são puro entretenimento para a internet. E como o brasileiro é bem ativo (e criativo) nas redes sociais, não poderia ficar de fora dessa forma fantástica de passar o tempo.

A última, que surgiu na semana passada, deriva da separação de José Loreto e Débora Nascimento, e promete ser um hit no Carnaval: o Surubão de Noronha. Abaixo, contamos a origem de algumas fanfics criadas no Brasil e que dominam o imaginário popular - e até chegaram aos ouvidos gringos.

Orgia de globais

Após a separação dos atores José Loreto e Débora Nascimento, os rumores de traição foram crescendo. Marina Ruy Barbosa, que faz par com Loreto em O Sétimo Guardião, foi apontada como o possível caso de traição. A história tomou grandes proporções, com o envolvimento de artistas que não tem nada a ver com o suposto triângulo, como Giovanna Ewbank e Bruna Marquezine.

Fãs identificaram que as atrizes deixaram de seguir Marina no Instagram. Em defesa de Marina, foi criada uma conta na mesma rede social (@joseloretosafado) que aponta bafos hipotéticos dos famosos. Entre eles, estão orgias que ocorrem em Fernando de Noronha, onde Bruno Gagliasso e Ewbank mantém uma pousada frequentada por diversos globais.

No stories, a conta anônima afirma: "Todos sabem que Noronha é o destino preferido das celebridades brasileiras no final de ano. Uma atriz e uma blogueira foram fazer ménage com um ex comprometido que bate ponto todo final de ano na ilha?.

Essas informações, sem comprovação, foram o suficiente para que o termo Surubão de Noronha bombasse nas redes sociais. A história já chegou ao ouvido de Loreto, Gagliasso, Marquezine e outros, que estão ironizando a fanfic.

Surubinha no dark room ???

A post shared by Caio Blat (@caio_blat) on

Avril Lavigne - morte e substituição

Essa talvez seja a fanfic mais famosa criada no Brasil. Segundo postagens de anos atrás, a cantora Avril Lavigne morreu pouco antes do lançamento de seu segundo CD, de 2004. Como estava no auge e para não perder dinheiro com a estrela pop, a gravadora substituiu Lavigne por uma sósia. Existem vídeos que mostram as diferenças físicas e de estilo entre a Avril original e a impostora. A história fez tanto sucesso que anos depois chegou ao exterior - e aos ouvidos da artista.

Laços de família: Frank Ocean e Gominho

Em 16 de fevereiro deste ano, o cantor Frank Ocean desembarcou no Brasil de surpresa. A presença do artista causou espanto - e gerou a pergunta: o que ele está fazendo aqui? No Twitter, começaram a surgir as primeiras suposições. Frank Ocean estava no Rio de Janeiro para celebrar o aniversário de 70 anos da mãe do apresentador Gominho, Maria da Penha.

As publicações apontam que Maria é madrinha de Frank e que ele ficaria hospedado na casa do familiar para as celebrações. A história depois foi desmentida por Gominho.

Faustão e Selena Gomez, uma história de amor

Tudo ganhou força em 2016, quando o apresentador da Globo, durante seu programa, ao mandar beijo para algumas pessoas, citou a galera do Twitter - e Selena Gomez. Bastou para que a história de amor entre os dois ganhasse novos capítulos, com direito a montagens de conversas, fotos de dates e brigas, por exemplo.

Atualmente, segundo a fanfic, os dois estão separados. Será que isso tem influência da Rizia, do BBB 19, que já declarou admiração por Fausto Silva?

O cativeiro de Sia

Sia havia explicado para a Rolling Stone dos Estados Unidos o processo de composição de Beyoncé para um disco. De acordo com ela, musicistas ficavam numa espécie de acampamento trabalhando juntos. Daí, surgiu a história no Brasil de que Beyoncé mantinha Sia em cativeiro para compor hits. O sequestro do pop viralizou e ganhou proporções internacionais quando o BuzzFeed norte-americano resolveu contá-lo.

A partir desse momento, Sia ficou sabendo a teoria, curtiu a publicação e depois avisou em vídeo que não estava em cativeiro.

Ceres, a irmã de Christina Aguilera que vive no Brasil

Por incrível que pareça, essa história não surgiu de uma brincadeira na internet, mas foi de fato contada por jornalistas, em um perfil sobre a cantora, na revista da C&A, de 2011, que ajudava na divulgação da linha de roupas de Aguilera para a rede de lojas. Segundo o veículo, Aguilera tem uma irmã chamada Ceres, que mudou-se para cá em 1980 para estudar biologia. A publicação afirma que, após se divorciar, Ceres passou a viver em Abrolhos, na Bahia, para ajudar na preservação de baleias da espécie jubartes.