menu
Topo

Casa e decoração


Casa e decoração

Cama de hotel: veja 5 dicas para ter uma aí no seu quarto

Arquivo Pessoal
Foi a cama do hotel Life, em Nova York, que inspirou Maqui a ir atrás de uma cama de hotel para chamar de sua Imagem: Arquivo Pessoal

Natália Eiras

Da Universa

2019-03-01T04:00:00

01/03/2019 04h00

A designer e produtora de conteúdo Maqui Nobrega, 33, nunca pensou que, um dia, estaria em um bloco de Carnaval indicando colchões para um cara que tinha acabado de conhecer. Desde março do ano passado, ela usa a hashtag #CamaDeHotel para narrar a sua busca pela composição mais confortável possível de edredons e travesseiros, além de prestar "consultoria extra-oficial" para amigos na hora de renovar os lençóis. "Eu fiquei em um hotel em Nova York algumas vezes e dormia muito bem na cama de lá. Decidi, então, que queria ter a mesma sensação em casa", fala à Universa. Desde então, compartilha em suas redes sociais algumas descobertas que faz sobre o assunto e ela garante: não basta um bom amaciante e deixar o lençol esticadinho para ter um sonho de princesa

Arquivo Pessoal
Maqui Nobrega, 33, decidiu investir tempo para ter a sensação de cama de hotel em sua casa Imagem: Arquivo Pessoal

Segundo Maqui, uma cama de hotel é "aquela que te abraça e dá a impressão de ter mil camadas de maciez: você afunda nela e nunca mais quer levantar". Para obter o efeito, a videomaker já investiu R$ 800 em um jogo de cama. Dona de quatro jogos de lençol com fronha e três capas de edredom, ela diz que os itens essenciais são bem básicos: lençol de elástico, fronhas e edredom. "O número de travesseiros vai do gosto de cada um. Até porque tem gente que chega em um hotel e joga tudo no chão e usa apenas um, outras pessoas usam todos os travesseiros que o lugar oferece. Na minha cama tem quatro". 

O que realmente faz a diferença é o material de que a roupa de cama é feita. "É bom ser sempre 100% algodão", fala. "Eu prefiro o algodão com toque acetinado, tenho a impressão de que resiste melhor às lavagens. Para os milionários, os lençóis de seda são absurdamente gostosos, mas muito caros, ainda não cheguei lá", brinca. 

Arquivo Pessoal
A produtora de conteúdo dá dicas e ajuda amigos a encontrar a roupa de cama perfeita Imagem: Arquivo Pessoal

A Universa pediu à desbravadora de Cama de Hotel cinco dicas para ter sonhos mais gostosas na sua própria casa: 

1. Compre peças de fios naturais

Maqui aconselha que você evite tecidos sintéticos na roupa de cama. "Eles são mais ásperos, em geral", afirma. Fibras como o algodão e o linho são mais indicados por serem mais frescos e pela durabilidade. "Eles não criam 'bolinha' com as lavagens", diz. 

2. Escolha o colchão certo para você

Apesar do papo animado no bloco de carnaval, a produtora de conteúdo não gosta de indicar colchões, mas ensina a experimentar diferentes modelos e a bater um papo longo com o vendedor. "Tem vários fatores que devem ser considerados, desde seu peso até possível problemas na coluna", afirma. Alguns tecidos esquentam mais e outros, menos. Há os mais firmes e os mais macios. O negócio é experimentar: deite na cama da loja e permaneça por um tempo nela, sem vergonha.

3- Tenha uma capa de edredom

Maqui é uma grande entusiasta do acessório que muita gente julga desnecessário. "Você não conhece a magia da verdadeira cama de hotel até ter o recheio de edredom separado da capa", diz a designer. "É muito mais prático para lavar". 

4- Cheque a procedência do material da roupa de cama

Muita gente prioriza a contagem de fios de uma trama para escolher um lençol. Isso, no entanto, determina a textura e não necessariamente a qualidade do tecido. "Tanto que ela pode ser alta e ao mesmo tempo misturar poliéster, por exemplo. Então é bom prestar atenção na composição, sempre", diz. É importante checar a procedência da matéria-prima. "Tem diferentes tipos de algodão, que vêm de diferentes lugares do mundo, dependendo de como são as plantações e de como o tecido é tratado depois, são mais ou menos nobres". O algodão egípcio e pima cotton são os mais indicados. 

5- Pillow top é o segredo da maciez

Segundo Maqui, este é um acessório muito usado em quartos de hotéis. "Basicamente, é como se fosse um travesseirão que forma uma camada extra de maciez e vai por cima do colchão", fala. Antes de investir em um pillow top, cheque se o seu colchão já não tem um embutido. Muitos já vêm com ele.