Topo

Tinder é coisa do passado? A nova moda é flertar pelo Instagram; veja dicas

Por mostrar estilo de vida das pessoas, Instagram está atraindo pessoas que estão procurando "crushes" - iStock Images
Por mostrar estilo de vida das pessoas, Instagram está atraindo pessoas que estão procurando "crushes" Imagem: iStock Images

Natália Eiras

Da Universa

08/02/2019 04h00

Com mais de 1 bilhão de usuários ativos mensalmente, o Instagram deixou de ser apenas o lugar para acompanhar as férias dos seus amigos e ver vídeos engraçados de bichos. Pessoas que estão cansadas dos "matches" de aplicativos de pegação como o Tinder têm migrado para a rede social de fotos para encontrar o próximo "crush". 

De acordo com a pesquisa Papo Digital, da empresa de pesquisa de mercado Hello, 79% dos jovens adultos têm o Instagram instalado em seus celulares. 84% deles usam as redes sociais para conversar com seus amigos e conhecidos. Destes, 31% também se preocupam em mostrar seus gostos e personalidades em seus perfis. 

Exatamente por ser uma rede social onde os usuários fazem questão de escancarar seu estilo de vida e os lugares que frequenta, o Instagram se tornou um terreno fértil para troca de flertes e curtidas. "Nele, você mostra um pouco da sua realidade, o que é muito diferente do Tinder, que pode ser bem fantasioso. Você conhece o dia a dia da pessoa, você se interessa mais pelo que ela faz", fala a coach de relacionamentos Claudia Dem, de São Paulo (SP). Pode ser pelos stories, vídeos curtos que ficam no ar por 24 horas, ou pelas fotos que a pessoa publica. 

A Universa falou com especialistas e entusiastas dos flertes pelo Instagram e te mostra como ganhar curtidas na rede social: 

Telespectador fiel de stories

Se você estiver de olho em uma pessoa bastante ativa no Instagram, passe um tempo vendo os stories que ela publica. "É o melhor jeito de você conhecê-la e ver o que ela gosta", explica a sexóloga e especialista em conquista e sedução Vanessa Oliveira. Observar o estilo de vida do outro ajuda você a criar repertório para puxar assunto com criatividade, garantindo que o papo renda. "Não é 100% efetivo, mas dá mais resultados que o Facebook, pois como boa parte das pessoas postam partes do dia a dia, vez ou outra aparece uma oportunidade de puxar assunto e desenvolver isso", aconselha o designer Luan Ferreira, 26, de Bandeirantes (PR). 

Mensagem direta com bom humor

Para Vanessa Oliveira, você pode tomar a iniciativa de iniciar a conversa despretensiosamente. "É importante usar o bom humor, para começar um papo superleve e divertido e dar o ponto pé para o jogo da conquista", brinca a especialista. Como você já acompanha o dia a dia do alvo, é fácil encontrar assuntos em comum. A sexóloga diz que o papo rende mais no Instagram porque, ali, as pessoas estão mais "focadas". "No Tinder, você fala com um e outros 49 'contatinhos'. Você acaba se perdendo, é muita interação", complementa Vanessa. No Instagram, você tem mais contexto sobre a pessoa e, por isso, pode ficar mais interessado. 

Metralhadora de likes

O bom e velho truque de metralhadora de "likes" ainda é um dos preferidos dos entusiastas do flerte no Instagram. "Eu curto algumas fotos da pessoa, antigas mas nem tanto. Coisa de algumas semanas antes. Em seguida, eu posto uma foto bonita minha, mas nada que seja muito produzido. Se o cara curtir essa foto, já é uma abertura para mandar uma mensagem direta", conta a publicitária Paula Oliveira, 25, de São Paulo (SP). A jovem dá a dica de usar algumas das fotos que você viu para puxar o assunto. "A conversa flui já com aquele interesse subentendido pela troca de curtidas", afirma. "Quando você curte várias fotos, você cria um 'paredão' de notificações que as pessoas já entendem como uma demonstração de interesse. Não importa quão tonto o cara seja", comenta Vanessa Oliveira. 

Use as "correntes de Instagram" e indiretas a seu favor

Tanto Paula como Luan Ferreira acham que ferramentas como o de perguntas dos stories e as correntes divertidas podem ser usadas a seu favor. "Dependendo da brincadeira, pode ser um termômetro para você ver o quão interessada em você a pessoa está", comenta o designer. Paula, por sua vez, defende uma abordagem mais direta. "Responde um: 'oi, vamos nos beijar?'', brinca a publicitária. Segundo Vanessa, uma boa forma de jogar no ar que está procurando um encontro para a noite é lançar uma indireta em seus stories. "Posta uma foto de um café ou um drink e a frase: 'vamos?'. Quem quiser, vai responder", aconselha a sexóloga. 

Evite comentários no feed

Assim como em qualquer lugar, demonstrações explícitas de interesse podem assustar. Inclusive no feed do Instagram. "Não deixe comentários nas fotos. Todo mundo sempre está enrolado com alguém e, dar em cima da pessoa em público, pode fazê-la cortar o seu barato", diz Vanessa. Então, deixe para fazer os comentários pelas mensagens diretas. "É mais privado e o papo pode render mais", fala a especialista.