'Não gosto de sexo anal': quando a prática sai do prazer e vira pressão

"Só compro o seu presente se você fizer anal". Era desse jeito que o ex-namorado da babá Carla*, 20, do Rio de Janeiro (RJ), às vezes brincava com ela. Infelizmente, a jovem não está sozinha. Muitas mulheres fazem sexo anal porque foram pressionadas pelos parceiros.

Porém, a pressão não para por aí: entre os que fazem pressão pelo ato, as mulheres que não topam a prática podem ser vistas como sexualmente mal resolvidas. Isso porque existe um grande mito de que, se uma pessoa gosta de sexo, ela tem que gostar de absolutamente tudo. Porém, vamos sempre preferir algo. Não existe problema nenhum em não gostar de alguma prática.

O sexo anal se tornou motivo de pressão por ser um tabu de duas formas diferentes: além de muitas mulheres ainda terem medo de experimentar, a prática virou uma espécie de fantasia tida como algo que todo mundo deveria experimentar para ser feliz. Obter o sexo anal se tornou o novo desafio do conquistador e, para a mulher, virou mais uma prova de intimidade e satisfação sexual.

O assunto sexo anal surgiu na cama da assistente administrativa Bia*, 20, de Três de Maio (RS), e do namorado de forma natural, sem pressão da parte dele. "Sempre foi tudo conversado e respeitado por ambos", fala. Ela experimentou e sentiu prazer, mas, ainda assim, achou "sem graça". "Preciso me preparar muito e não acho tão bom. Para mim, não vale a pena", pontua. A jovem percebe que rola uma certa estranheza quando diz que não gosta de sexo anal.

O sexo anal, quando feito de maneira correta, pode ser prazeroso para mulheres. Afinal, o ânus tem diversas terminações nervosas que são estimuladas pelo pênis. Na penetração, o órgão também massageia o clitóris, o que dá prazer. Nem por isso a prática é importante ou prazerosa para todas as mulheres.

Boa de cama?

Estar a fim de fazer sexo anal é o ponto crucial para que a relação seja prazerosa para todo mundo. É preciso estar relaxada e à vontade. Por isso, o casal precisa criar toda uma situação gostosa, a mulher tem que conhecer bem o próprio corpo e a pessoa que fará a penetração precisa saber o que está fazendo. Por sinal, a falta de habilidade pode ser a principal razão de tantas mulheres não curtirem o anal. Tanto que as especialistas aconselham para que elas tentem mais de uma vez antes de chegar a um veredicto.

Isso porque o sexo anal é uma "cobrança" que cai principalmente nas costas das mulheres. Penetrar o homem também pode ser uma fantasia bastante prazerosa para a parceira, mas, se ela propõe e o companheiro nega, não há tanta pressão. Vale dizer que a ideia de que quem é boa de cama faz tudo o que o outro quer remete à ideia de servidão e de agradar o homem.

Carla acabou cedendo aos apelos do namorado, principalmente porque havia aprendido com a avó que mulher "tinha que segurar homem". Não curtiu. "Eu nunca tinha sentido vontade e não sinto até hoje", diz. A artesã Rafa*, 30, de Cuiabá (MT), também foi pressionada por ex-namorados e pelo atual marido. Tentou fazer o sexo anal por três vezes e desistiu. "Percebi que não gosto e pronto. Falei para o meu marido que se ele quisesse alguém que faz, que ele arranjasse outra mulher", brinca.

Continua após a publicidade

Para Rafa, Carla e Bia, elas terem certeza que não gostam da prática é consequência do autoconhecimento e da segurança em sua sexualidade. "Conseguimos ser realizadas quando sabemos o que nos dá prazer e o que não dá. Independente do tipo de sexo", fala a artesã. "Se o camarada só faz anal, amiga, você mostra o seu bumbum para ele. Quando estiver saindo pela porta. Linda e plena", finaliza Luna.

*Nomes alterados para preservar as entrevistadas

Fontes: Vanessa Inhesta, sexóloga e sex coach; e Virginia Gaia, sexóloga com abordagem holística

*Com matéria publicada em 09/02/2019

Deixe seu comentário

Só para assinantes