Topo

Travesti, trans, drag, identidade de gênero e mais: entenda a diferença

Aprenda a diferenciar os termos neste glossário trans - Getty Images/iStockphoto
Aprenda a diferenciar os termos neste glossário trans Imagem: Getty Images/iStockphoto

Jacqueline Elise

Da Universa

29/01/2019 04h00

O que é ser cis ou trans? Drag queen é a mesma coisa que travesti? E os crossdressers no meio disso? Muitas dúvidas relacionadas à diversidade e terminologia surgem quando essa parcela da comunidade LGBT é posta em evidência. Mas muitos ainda confundem o que realmente é uma questão de gênero ou só forma de se vestir.

Com o auxílio de Amanda Valéria Luna de Athayde, diretora do Departamento de Endocrinologia Feminina e Andrologia da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), a Universa elaborou este glossário de gênero, para esclarecer alguns dos termos mais utilizados. Confira:

Identidade de gênero

É a forma como a pessoa se vê, seja mulher, homem ou outra denominação dentro do espectro de gênero. Não é uma ideologia. Pessoas cujo sexo biológico, ou seja, os genitais, estão de acordo com a forma como elas se veem são consideradas cisgênero --cis na abreviação.

Por exemplo: se ao nascer o bebê é registrado como menina e ao longo da vida ela continua se identificando dessa forma, ela é uma mulher cis. Aqueles cujo sexo biológico está em desacordo com a identidade de gênero são chamados de transgêneros --ou somente trans. E tem quem não se identifica com um gênero em específico: são as pessoas não-binárias --que não se identificam como só homem ou só mulher

Identidade de gênero não tem a ver com orientação sexual: a orientação específica por quem você se atrai. Pessoas cis e trans podem ser heterossexuais, bissexuais ou homossexuais.

Expressão de gênero

É o jeito que a pessoa se apresenta ao mundo, e pode não concordar completamente com o gênero dela. Uma mulher pode se vestir de forma considerada mais "masculinizada" e ainda se identificar como mulher, e vice-versa. Como o nome diz, é somente uma expressão da aparência, não uma identidade de gênero.

Androginia

Pessoas andróginas têm feições que podem ser consideradas masculinas ou femininas. Nem toda pessoa andrógina está em conflito com seu gênero: muitas se identificam com um gênero em específico e também se sentem confortáveis com a aparência ambígua. Também não é uma identidade de gênero.

Transição de gênero

É o processo pelo qual pessoas trans passam para adequar seu corpo à sua identidade de gênero. Pode ser feito somente com o uso de hormônios para alterar as feições --homens transgêneros tomam, principalmente, a testosterona para adquirir barba e engrossar a voz; mulheres trans usam o estrogênio para afinar a voz, crescer seios e feminilizar o rosto e o corpo. Algumas pessoas trans também passam por procedimentos cirúrgicos: a cirurgia de redesignação sexual, conhecida vulgarmente por "mudança de sexo", é a mais conhecida.

Transgênero

Transgênero é o nome usado atualmente para abarcar as pessoas trans. Um homem transgênero é alguém que foi identificado como mulher ao nascer e, ao longo da vida, passou a se reconhecer como homem. A mulher transgênero é o contrário: alguém nascido e classificado como homem descobriu com o passar do tempo que, na verdade, é uma mulher.

Transexual

Termo usado antigamente para falar sobre pessoas transgênero. Está em desuso para não dar a impressão de que ser trans é uma orientação sexual.

Travesti

Outro termo, mais comum em países como Brasil, Portugal e Espanha, para falar sobre mulheres transgêneros. Antes, acreditava-se que as travestis eram as mulheres trans que não estavam interessadas em realizar a cirurgia de readequação genital, mas essa definição já não se aplica mais. Para saber se a pessoa se vê como mulher trans ou travesti, o ideal é perguntar, pois trata-se de uma questão de identificação. Travestis devem ser tratadas sempre no feminino: "a travesti".

FTM

Do inglês, é a sigla para a expressão "Female to Male" (mulher para homem), usada por homens transgêneros para explicar qual é a natureza de sua sua transição.

MTF

Também do inglês, significa "Male to Female" (homem para mulher). Usada por mulheres transgêneros para explicar sua transição.

Crossdresser

São, normalmente, homens que gostam de se vestir com roupas consideradas femininas de forma casual. Também não é uma identidade de gênero: crossdressers não têm conflito com o gênero que possuem e podem ser heterossexuais.

Drag queen

É uma performance artística, que "brinca" com os padrões de gênero. Pessoas que fazem drag exageram suas feições com maquiagem e enchimentos pelo corpo. Também não é uma identidade de gênero, somente uma forma de entretenimento. Existem drag queens, que performam como uma versão exagerada da feminilidade, e drag kings, que questionam a masculinidade. Qualquer pessoa pode fazer drag.

Transfobia

Nome dado para atos de preconceito contra pessoas transgênero. A transfobia pode se manifestar como exclusão social, agressão verbal ou física.

Disforia de gênero

A disforia é um transtorno psicológico. Ela acontece quando a pessoa tem uma aversão extrema ao próprio corpo, por estar em desacordo com sua identidade de gênero. A disforia precisa ser diagnosticada por um psiquiatra, e nem toda pessoa trans sofre do transtorno.