Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Universidade dos EUA vai homenagear Gisele Bündchen por defesa ambiental

Gisele Bündchen - Zee Nunes/Cortesia Vogue Brasil
Gisele Bündchen Imagem: Zee Nunes/Cortesia Vogue Brasil

Da Universa

16/01/2019 12h09

O Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (16) que vai homenagear Gisele Bündchen por sua atuação em defesa do meio ambiente. 

A honraria foi anunciada apenas um dia depois que a modelo brasileira foi alvo de ironias da nova ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, empossada pelo presidente Jair Bolsonaro. 

De acordo com a "People", a cerimônia está marcada para fevereiro, em Los Angeles, com a presença de personalidades como Madonna e Jennifer Aniston.

A trajetória de Gisele em defesa do meio ambiente deu origem à organização Água Limpa, que incentiva plantio de árvores às margens do Rio Amazonas para purificar a água local, e rendeu à modelo o título de Embaixadora do Programa Ambiental da Organização das Nações Unidas, em 2009. 

"Comecei a prestar atenção [no meio ambiente] quando visitei a região do Xingu, na Amazônia, em 2003. Passei uma semana com uma tribo indígena que estava ficando doente porque as águas estavam poluídas", lembrou. 

Em novembro, Gisele escreveu uma carta aberta ao presidente fazendo um apelo para que o país "não retroceda décadas de luta" pela questão ambiental.