Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Desabafos, protestos e feminismo: as frases poderosas que marcaram 2018

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

29/12/2018 04h00

Declarações de luta, revolta, autoestima e muito mais marcaram 2018 para as mulheres. Na boca de celebridades e grandes nomes de diversas áreas pelo mundo, estas frases impactaram muita gente ao longo do do ano.

Relembre algumas das mais marcantes:

"O pastor ia ao meu quarto à noite pra me estuprar"

Damares Alves - Rafael Carvalho/Divulgação/Governo de transição - Rafael Carvalho/Divulgação/Governo de transição
Imagem: Rafael Carvalho/Divulgação/Governo de transição

Já na reta final do ano, a futura ministra de Mulheres, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, detalhou em entrevista à Universa a série de estupros da qual foi vítima quando criança. 

"Como você dorme de noite?"

Larry Nassar chega para audiência na corte em Lansing, no Estado de Michigan - Brendan McDermid/Reuters - Brendan McDermid/Reuters
Imagem: Brendan McDermid/Reuters

Em um caso de abuso que abalou o mundo dos esportes, Aly  Raisman, medalhista de ouro nas Olimpíadas do Rio, confrontou o ex-médico norte-americano Larry Nassar, 54, acusado de assédio sexual por 140 atletas.

"Você não cria um filho para ser morto pelo Estado"

Débora Silva Maria - Arquivo pessoal  - Arquivo pessoal
Imagem: Arquivo pessoal

Em 2006, Débora Silva Maria viu seu filho, o gari Edson Rogério Silva dos Santos, de 29 anos, ser assassinado e se transformou. Ao lado de outras mulheres que também perderam seus filhos para a violência policial, ela fundou o movimento Mães de Maio.

"Como ia sair na rua com olho roxo, quatro costelas quebradas e ficar quieta?"

Sem Filtro, Luiza Brunet - Lucas Lima/UOL - Lucas Lima/UOL
Imagem: Lucas Lima/UOL

Vítima de violência doméstica, Luiza Brunet foi a público enfrentar o ex-namorado e mostrar a importância de denunciar e se posicionar diante de uma violência ainda cercada de tabus.

"Está na hora de transformar o preconceito em respeito"

Pabllo Vittar - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Em um ano eleitoral cercado por declarações e ataques homofóbicos, a drag e cantora Pabllo Vittar foi às redes sociais pedir de forma simples e direta o fim da violência contra a comunidade LGBTQ+.

"Sou tudo que um dia eu sonhei pra mim"

Projeto Samba Que Elas Querem viraliza com versão feminista de "Mulheres", de Martinho da Vila - Reprodução/ Facebook - Reprodução/ Facebook
Imagem: Reprodução/ Facebook

O clássico "Mulheres" de Martinho da Villa ganhou um nova versão. A roda "Samba Que Elas Querem" levou Elza Soares e Marielle Franco -- vereadora assassinada em março -- à nova letra do samba, com pegada feminista, sem estereótipos.

"Além de preta, eu sou foda"

Karol Conka - Marcello Fim/Ofotográfico/Folhapress - Marcello Fim/Ofotográfico/Folhapress
Imagem: Marcello Fim/Ofotográfico/Folhapress

Abalada pela morte de Marielle, a rapper Karol Conká  usou sua voz no Women's Music Event,em março, para se declarar sobre ser mulher negra em lugar de destaque.

"Não estou nem aí se estou magra ou gorda"

Anitta respondeu elogio de fã com brincadeira sobre suas intervenções estéticas - Reprodução/Instagram/@anitta - Reprodução/Instagram/@anitta
Imagem: Reprodução/Instagram/@anitta

Adepta assumidíssima de botox, plásticas e procedimentos cirúrgicos, Anitta foi exemplo de autoestima durante o ano. No backstage do desfile da marca Água de Coco, antes de abrir o São Paulo Fashion Week, em abril, a cantora contou que não se esconde por conta da eterna vigilância sobre suas formas.

"O mundo é miscigenado demais para um só padrão de beleza"

Maísa Silva - Reprodução/Twitter - Reprodução/Twitter
Imagem: Reprodução/Twitter

Com apenas 16 anos, Maisa Silva foi uma das famosas mais celebradas nas redes sociais por suas falas cheias de verdade e autoestima.

"A vagina veio para ficar"

Sandra Bullock no Oscar 2018 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Ainda sob o impacto de um ano de denúncias do movimento #MeToo, Sandra Bullock promete que a onda feminista não vai parar e que as mulheres no cinema vieram para ficar.

"#MeToo só é difícil se você é um homem com algo a esconder"

Idris Elba com suas duas estatuetas do SAG Awards 2016, uma por "Beasts of No Nation" e outra por "Luther" - Jordan Strauss/Invision/AP - Jordan Strauss/Invision/AP
Imagem: Jordan Strauss/Invision/AP

Eleito o mais sexy do ano pela revista "People", Idris Elba também se mostrou um homem consciente do papel das mulheres e das denúncias de assédio.