Topo

10 sinais de que você se relaciona com um manipulador emocional

Como ele se diz "o bom", nada do que você faz está à altura dele - Getty Images
Como ele se diz "o bom", nada do que você faz está à altura dele Imagem: Getty Images

Marcelo Testoni

Colaboração para Universa

27/12/2018 04h00

Cuidado! Entre tantos perfis para se relacionar, um tipo é difícil de reconhecer, até mesmo para psicólogos experientes: o manipulador emocional.

"Tanto homens como mulheres podem ser manipuladores ao extremo, e isso é uma das grandes características dos psicopatas", afirma Marina Vasconcellos, psicóloga, terapeuta familiar e de casal pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo).

São parceiros que sabem se aproveitar do par e de suas emoções para fragilizá-lo, controlá-lo e manter um relacionamento abusivo e que vise seus próprios interesses. O mais grave é que nem sempre a vítima percebe que está em uma relação assim, tóxica e altamente perigosa.

A seguir, identifique seus traços comuns:

1. Interrogar é com ele mesmo
Ele faz um monte de perguntas e se mostra superinteressado na sua vida. Daí, quando você pergunta algo, ele simplesmente muda de assunto ou não responde. "O manipulador não dá informações, pois ele é quem precisa pegar seus dados", explica Marina. Conhecendo todos os detalhes de sua vítima, ele filtra o que é mais proveitoso para ele e também descobre seus pontos fracos e maneiras de atacá-la.

2. Sedutor de primeira categoria
O manipulador emocional, por meio de palavras de sedução e elogios constantes, busca cativar as pessoas e convencê-las a acreditar nele, principalmente no começo da relação. Agindo assim, em pouco tempo, ele levanta o ego da pessoa e ganha sua confiança, mesmo não estando realmente envolvido com ela.

3. Interesseiro disfarçado 
Ele não medirá esforços em querer lhe ajudar, mas com o objetivo de requerer algo em troca no momento oportuno. "Costuma ser muito gentil quando algo o interessa. Do contrário, não está nem um pouco preocupado", lembra a psicóloga. Porém, como também é cínico, afirma que não irá querer nada em troca, o que acaba se revelando mentira. "Quer sempre explorar as pessoas, para ter poder e conseguir privilégios fáceis", complementa Marina.

4. Ele sabe e controla tudo 
Outra característica marcante é que ele gosta de se aparecer como o superinteligente, o especialista em tudo e não mede esforços para provar isso, pois, no fundo, ele quer que você se sinta inferior. Às vezes inventa até elogios que não existiram, por parte de amigos, familiares e até chefes dele. "Daí você elogia e ele ganha exatamente o que quer, poder. Pois o manipulador quer mudar a sua opinião, quer que você faça tudo do jeito dele, porque ele diz saber tudo", diz Marina.

5. Só reclama e critica
Como ele se diz "o bom", nada do que você faz está à altura dele. Sua frase preferida é dizer que você não sabe fazer nada direito. Segundo a psicóloga, é possível perceber isso ao conversar ou conviver com um manipulador, pois se o par souber mais do que ele, sua primeira reação é diminuí-lo. Vai dizer, por exemplo, para você não agir ou se comportar de tal maneira, para os outros não lhe criticarem ou falarem mal. Está sempre à procura de defeitos.

6. Detona você em público 
Em reuniões familiares e de amigos, ele vai fazer questão de lhe expor ao ridículo, contando situações pessoais suas, como seus medos, problemas no trabalho e detalhes de suas brigas com ele. "Ele vai usar sarcasmo, fazer piada, seja na frente de quem for. Ele não está nem um pouco preocupado: pisa em cima de você para lhe envergonhar. Às vezes, faz com que a vítima até sinta culpa e peça até desculpas a ele", conta a psicóloga.

7. Adora se fazer de vítima
Nas discussões de casal, mesmo ele estando errado, vai fazer com que você se sinta culpada por tudo aquilo que não fez. Ele vai questionar seus sentimentos, resgatar seus traumas do passado, seus problemas, além de lembrar você de todos os favores que ele já fez e dizer que você é a grande e única responsável pelas brigas no relacionamento. Também é craque em se fazer de vítima para os outros, pois quer ver todos contra você, para deixá-la isolada.

8. É um chantagista nato
Depois de prestar um monte de favores a você, vem o acerto de contas. "Ele vai fazer muita chantagem. Principalmente do tipo 'só vou fazer isso, se você fizer aquilo'. 'Só vou em tal lugar, se você também for ali comigo'", comenta Marina. Se essa for uma situação recorrente e motivadora de brigas, não deve ser encarada como brincadeira, nem jogo de sedução, mas algo prejudicial e desgastante.

9. Ignorar faz parte do seu jogo 
Seu esporte favorito é lhe ignorar por tempo indeterminado, de maneira premeditada, para fisgar seus pensamentos, sem você entender nada. Isso inclui ignorar propositalmente suas mensagens para ele, sumir para que você se sinta insegura, preocupada, paranoica, culpada. No fundo, ele quer ser procurado e atendido de prontidão. Depois, reaparece como se nada tivesse acontecido e diz, por exemplo, que estava muito ocupado.

10. Pedir desculpas não é seu forte 
"Ele não pede desculpas nunca, pois quer mostrar que está sempre com a razão e você errada", explica a psicóloga, que conclui: "Por isso, esteja atenta a esses sinais, preste atenção à opinião de pessoas próximas e saia dessa relação o quanto antes. A pessoa manipuladora não muda e age conscientemente. Não fique se questionando demais, duvidando, pois é muito comum suas vítimas se sentirem realmente culpadas e se acostumarem com esse círculo vicioso".