Topo

Novidades de beleza

Como levantar sobrancelha sem cirurgia? Técnica promete renovar o olhar

Muitas pessoas que se queixam do rebaixamento da área recorrem aos consultórios médicos para amenizar a questão  - iStock
Muitas pessoas que se queixam do rebaixamento da área recorrem aos consultórios médicos para amenizar a questão Imagem: iStock

Paula Roschel

Colaboração para Universa

26/12/2018 04h00

Abrir o olhar ou dar aspecto de sobrancelhas mais arqueadas não era tão simples num passado recente. Cirurgias como a blefaroplastia, cujo objetivo é retirar o excesso de pele das pálpebras, estava como primeira ideia de muitos que passavam por tal situação de sentir a região dos olhos pesada.

Mas uma novidade chamada Grid 21 chega com a otimista promessa de ajudar a redefinir a área com apenas algumas "agulhadas".

Por que as sobrancelhas "caem"?

A cirurgiã plástica Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, aponta três motivos centrais para as pálpebras superiores "caírem": "A posição mais alta ou mais baixa das sobrancelhas pode ser genética, causada pela idade ou ainda ser consequência de alguma alteração palpebral', diz.

Muitas pessoas procuram os consultórios médicos para amenizar a questão com tratamentos menos invasivos, cirurgias -- em casos mais extremos --, ou com a aplicação de toxina botulínica, que paralisa a musculatura e, com o equilíbrio entre músculos depressores e elevadores, harmoniza a fronte.

Mas é necessário cuidado para que os músculos certos sejam trabalhados, o que é a principal preocupação de um protocolo inédito. "Existe hoje um método novo de aplicação de toxina que se chama Grid 21. Ele ajuda a identificar os pontos de maior e menor ação do músculo frontal e permite remodelação das sobrancelhas, bloqueando mais ou menos pontos muito específicos", explica Beatriz.

Com a técnica do Grid 21, as sobrancelhas podem ficar mais retificadas, arqueadas no meio ou lateralmente, ou pode ser criado um efeito de queda da cauda, dependendo da porção dos músculos tratados, da dose utilizada e do desejo de cada um, já que o tratamento é totalmente customizado.

Como funciona o Grid 21

Na técnica, uma toxina botulínica específica -- batizada como pura -- é utilizada. "A toxina botulínica na sua forma bruta é composta por uma porção central ativa, aquela que é responsável pelo efeito de paralisação dos músculos para eliminação das rugas, e por proteínas dispostas ao redor, mas sem função. Na toxina pura essas proteínas sem função são removidas, restando somente a porção necessária para o efeito fina", diz a dermatologista Carla Pecora.

Os efeitos colaterais são os mesmos de uma aplicação comum de toxina botulínica, como alguma mancha secundária a um pequeno sangramento. O médico precisa dominar a técnica para que as injeções sejam precisas, já que o uso inadequado de toxina nas sobrancelhas pode ocasionar efeito contrário -- ou seja, derrubar ainda mais a região.

Massagens também podem ajudar

Para quem prefere tratamentos menos invasivos, as drenagens faciais e massagens com efeito lifting podem ser alternativas confortáveis e com ótimo custo-benefício:

"As massagens faciais podem melhorar o aspecto de sobrancelhas caídas por oxigenar melhor o rosto, estimulando vasos sanguíneos e melhorando a circulação da musculatura da face, assim como a nutrição do tecido que a sustenta", garante a esteticista Regina Maura, da Maison Jacques Janine, de São Paulo.

A especialista diz, ainda, que podemos seguir com os benefícios da massagem em casa, no dia a dia: "Na hora de aplicar os produtos ao redor dos olhos, faça movimentos ascendentes. Isso estimula a musculatura e aumenta a nutrição dos tecidos", ensina.

Ela ainda indica dormir com dois travesseiros posicionados ao lado do rosto (um de cada lado), fazendo com que ele fique posicionado para cima. "Isso ajuda a não 'amassar' a sobrancelha, o que é positivo para o aspecto do olhar." Se você tem o hábito de manter a testa franzida, procure relaxar mais, para evitar marcar a região.

Grid 21

O que é? Aplicação de toxina botulínica purificada em pontos específicos da musculatura para melhorar o desenho das sobrancelhas. A força muscular é utilizada como base para saber onde a toxina deve ser injetada e em qual concentração.
Resultados esperados: Sobrancelhas mais desenhadas e olhar harmônico.
Duração: 15 minutos.
Quantidade de sessões: Única.
Contraindicação: Pessoas com alergia a algum componente da fórmula, grávidas e pacientes com miastenia grave.
Manutenção: A cada seis meses.
Valor da sessão: A partir de R$ 2.000.

Massagem Beleza do Olhar

O que é? Massagem com manobras relaxantes e firmadoras, que ajudam a segurar a musculatura das sobrancelhas no lugar, para que a expressão não fique caída.
Resultados esperados: Musculatura das sobrancelhas relaxada e olhar mais levantado.
Duração: 45 minutos.
Quantidade de sessões: De seis a oito, uma ou duas vezes por semana.
Contraindicação: Não há.
Manutenção: Após cumprir o protocolo recomendado, a cada 15 dias.
Valor da sessão: R$ 220.

Novidades de beleza