menu
Topo

Beleza


Anvisa suspende fabricação e venda de famoso tônico contra a calvície

iStock
Imagem: iStock

da Universa, em São Paulo

14/12/2018 11h14

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) suspendeu na quinta (6) a fabricação, distribuição, divulgação, comercialização e uso do Sanctio Tônico Capilar -- um conhecido produto de combate à calvície da Yeva Cosmetiques.

A medida que entrou em vigor no dia 7 ainda determinou que a empresa responsável pela marca, Laccos Indústria de Cosméticos Ltda, realize o recolhimento do estoque já no mercado.

Ainda segundo a agência, a decisão de suspender o uso do produto em território nacional foi motivada pela constatação "de que a fabricação e o comércio do cosmético [estão] em desacordo com o que consta no registro da Anvisa".

O tônico foi submetido a testes de eficácia e os resultados apontaram que ele não estimula o crescimento dos fios capilares, o que contradiz a promessa em seu rótulo.

A Anvisa orienta os consumidores a entrarem imediatamente em contato com o Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) da empresa para receber instruções a respeito do recolhimento e da substituição do produto.