Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Cidade turca dá bicicletas a crianças que fazem parentes parar de fumar

Bicicleta criança - Getty Images
Bicicleta criança Imagem: Getty Images

da Universa, em São Paulo

12/12/2018 16h08

Na cidade turca de Kilis, próxima à fronteira com a Síria, cada criança que consegue convencer um familiar a parar de fumar ganha uma bicicleta.

A iniciativa criada pelo prefeito da cidade, Hasan Kara, tem como objetivo renovar a imagem da cidade -- que recebe muitos refugiados em dificuldades por causa dos conflitos de seu país vizinho. Entre a série de ações de "recuperação de sentimento cívico" e infraestrutura está a doação de bicicletas para crianças.

"Até agora, já distribuímos mais de 4 mil bicicletas e nosso objetivo é dar ao menos 15 mil", disse ele ao jornal britânico "The Guardian" na terça (11). "Demos destaque ao projeto de bicicletas porque o uso de motos aqui é muito comum. Agora estamos vendo crianças indo e voltando das escolas em suas bicicletas."

Para conseguir uma bike, a criança deve conseguir fazer com que um parente deixe o cigarro, manter boas notas enquanto melhora seu rendimento em uma área em que tem dificuldades e prometer pedalar pelo menos uma hora por dia. 

A cidade já construiu 6,5 km de ciclovias desde o início do projeto, mas o prefeito pretende atingir a marca de 32 km ao longo da cidade. Os fundos iniciais vieram do ministério da saúde turco, mas o prefeito agora pede ajuda da União Europeia.

"Nos apoiem e deixem-nos fazer desta uma cidade modelo, uma de bicicletas e estilo de vida saudável, com uma cultura de coexistência. Talvez Kilis se torne uma cidade de bicicletas, como aquelas na Holanda'", concluiu.