Topo

"A mulher hoje é superior a tudo", decreta Elza Soares em prêmio da música

Elza Soares no Women?s Music Event Awards 2018 - Mariana Pekin/UOL
Elza Soares no Women?s Music Event Awards 2018 Imagem: Mariana Pekin/UOL

Luisa Souto

Da Universa

05/12/2018 10h20

A noite desta terça-feira (4) foi das mulheres que trabalham com e para a música: o Women’s Music Event Awards by VEVO (WME), única evento no país em que elas são homenageadas pelos trabalhos e legados na MPB, premiou nomes como a cantora Iza, nas categorias melhor álbum (“Dona de mim”) e melhor música ("Pesadão"), e ainda homenageou Elza Soares e Dona Ivone Lara, por décadas de sucesso.

"Tem que gritar, tem que denunciar, falar e mostrar que a mulher é hoje superior a tudo. Custou e continua custando. A guerra continua, mas está mais fácil vencer", avisou Elza.

Veja também

Elza levou o prêmio de melhor cantora e foi rodeada por praticamente todas as artistas presentes, entre elas Daniela Mercury, Tulipa Ruiz e Luisa Sonza, para cantar "Banho", do mais recente álbum "Deus é mulher". (Enxáguo a nascente/Lavo a porra toda/Pra maresia combinar com o meu rio, viu?/Minha lagoa engolindo a sua boca/Eu vou pingar em quem até já me cuspiu, viu?). A plateia se levantou para não mais voltar ao lugar.

A noite, conduzida pela cantora Preta Gil, foi marcada por discursos a favor de mais participação da mulher na arte, além de críticas ao presidente eleito Jair Bolsonaro.

“Primeiramente, o Estado é laico. Segundamente, fora Bolsonaro”, disse Letrux ao receber o prêmio na categoria melhor show do ano.

E antes de entregar o prêmio de melhor instrumentista para Maria Beraldo, a percussionista Lan Lahn pediu por mais espaço: "Chiquinha Gonzaga abriu alas e desde então a gente vem lutando para conquistar mais espaço e se reinventando a cada ano”.

Fátima Pissarra, diretora geral da Vevo Brasil, disse à Universa esperar maior participação das mulheres no mercado musical após o prêmio.

"A gente criou o prêmio para, além de valorizar a mulher que trabalha com música, mostrar para as outras que há oportunidades, que não e é uma área só de homem. A mulher cabe em todas as áreas, contando que esteja feliz fazendo o que ama", resume Fátima.

Confira todas as vencedoras do prêmio clicando aqui.