Topo

Cinto industrial extralongo completa os looks de verão; saiba como usar

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

04/12/2018 04h00

Cintos transformam qualquer look: estes acessórios estão entre os mais versáteis do closet feminino, arrematando os mais diversos estilos de roupa. Mas um modelo em particular está fazendo sucesso entre as fashionistas, o industrial belt

Este cinto muito, muito comprido tem referências esportivas nos looks masculinos dos anos 1990 e foi resgatado por marcas de streetwear como a Off-White e a Vetements. O designer brasileiro Alexandre Pavão também apostou neste modelo, que virou hit nos looks da cantora Anitta.

Veja também

Em versões lisas, com logomarcas ou com frases curtas, esses cintos enormes podem ser difíceis de combinar, especialmente em produções mais sociais. O acessório chama a atenção e tende a deixar o look poluído se não for usado com ponderação. Veja combinações diferentes para usar esse item-desejo da estação:

1. Alfaiataria com pegada esportiva

Ao vestir este cinto com quase dois metros de comprimento em um look social, o truque é mesclar o acessório com peças de alfaiataria, como por cima de um terninho. Ou marcando bem a cintura em um vestido soltinho, com estampa discreta. Este detalhe extra deixará o look mais moderno, sem perder a formalidade do ambiente corporativo. 

"Uma boa dica é dar duas voltas (ou mais) para marcar a cintura e deixar ele um pouco caído na parte da frente do look", acredita a consultora de imagem e estilo Mariana Aguiar. Outra dica para o trabalho é eleger as versões de comprimento menor e com cores menos chamativas, combinando com jeans e camisa discreta, saia longa ou vestido oversized na casual friday.

Camila Coelho

Loice

Asia Manzzotti

2. Streetwear com estilo

As principais referências deste cinto estão no universo esportivo, mas a peça também pode transitar em looks mais arrumadinhos. Uma forma de "quebrar" este estilo que vem das academias é apostar em opções lisas e materiais como couro ou vinil. 

"Experimente combinar a tendência com as peças mais básicas e características do seu dia a dia. Seja uma camiseta com jeans, com o cinto amarrado a cintura como destaque da produção", conta a consultora de moda Alexandra Evangelista.

Andrea Evangelou

Fernanda Paes Leme

Marii Pazz

3. Produção arrumadinha

Modelos com logomarcas estão em alta e completam o visual monocromático do happy hour ou balada com muito estilo. Para as mais ousadas, o cinto também pode ser amarrado no pulso ou tornozelos.

No caso dos vestidos de festa, o cinto extralongo ganha outras versões em tecidos finos, que marcam delicadamente a cintura. Na dúvida, use cintos mais curtos e de cores que contrastem com o look, como um acessório preto com vestido em tom pastel. Se ainda assim o comprimento incomodar, um lacinho romântico arremata o visual e deixa a produção com mais personalidade.

Beyoncé

Mariah Bernardes

Nadia