Topo

Victoria's Secret Fashion Show: direto do desfile, angel revela bastidores

Bárbara Fialho durante o Victoria"s Secret Fashion Show do ano passado, em Xangai - Getty Images
Bárbara Fialho durante o Victoria's Secret Fashion Show do ano passado, em Xangai Imagem: Getty Images

Mariana Gonzalez

Da Universa, em São Paulo

08/11/2018 16h19

O Victoria’s Secret Fashion Show, desfile de lingerie mais famoso do mundo, acontece na tarde desta quarta-feira (7), em Nova York.

A apresentação não só é uma das mais esperadas no mundo da moda como movimenta a vida das 60 modelos – 19 delas estreantes – conhecidas como “angels”, que cruzam a passarela usando asas e peças luxuosíssimas.

É o caso da mineira Bárbara Fialho, que desfila pela 7ª vez aos 30 anos. Em entrevista à Universa, a veterana conta detalhes dos bastidores do desfile e da rotina no dia “mais intenso, cheio de desafios e emocionante do ano”.

Veja também

“Passei a semana descansando bastante, me atentando à disciplina do sono para acordar equilibrada e fortalecida. O espírito tem que estar muito preparado para conseguir se divertir num dia com tanta pressão”, diz.

Veja Bárbara em seu primeiro Victoria’s Secret Fashion Show, em 2012, desfilando em meio à banda de Bruno Mars:

Prova das peças

Para Bárbara, que é modelo de prova e experimenta todas as peças do desfile desde os primeiros desenhos, o Victoria’s Secret Fashion Show começou em março. Mas, para a maioria das angels, o dia de prova, no último domingo (4), é o grande reencontro desde a última edição, em Shangai, na China.

“É muito bom reencontrar as meninas, principalmente as veteranas, que desfilam há bastante tempo, como a Adriana Lima e a Behati Prinsloo, que voltou depois de dois anos afastada”, comemora.

7h: Escova e café da manhã

Bárbara mal acordou, às 7h, e já estava encarando uma sessão de escova com um hairstylist que a visitou em sua casa, em Nova York, ainda antes do café da manhã. Parte da rotina de angel? Que nada! Opção pessoal.

“Gosto de chegar aos bastidores mais ou menos pronta, isso me deixa mais confiante! Durante a produção de cabelo e maquiagem, damos entrevistas para vários veículos. Além disso, facilita o trabalho da equipe”, explica.

No café da manhã, nada de passar fome! A refeição inclui frutas, torrada com abacate, suco de laranja e café (sem açúcar).

9h: Entrada no backstage

Barbara Fialho - Roy Rochlin/Getty Images - Roy Rochlin/Getty Images
Imagem: Roy Rochlin/Getty Images

“É um dia de bastante trabalho e muito menos glamour do que as pessoas imaginam”, conta a angel, que apesar de adiantar a escova em casa, ainda passa cerca de duas horas fazendo cabelo e maquiagem.

Enquanto isso, massagistas cuidando dos pés e das mãos das modelos, além de entrevistas com dezenas de jornalistas de diversos veículos do mundo, ajudam a passar o tempo.

13h: Almoço

Para o almoço, vale a mesma regra do café da manhã: nada de passar fome!

Além de salada, ovos mexidos e frutas – acredite se quiser –, as opções incluem massas, bacon e batata frita. Doces, bolos e chocolates também são servidos. As delícias ficam à disposição das modelos durante todo o backstage.

“Não é o dia de fazer dieta. Se [o corpo] não está pronto no dia do desfile, não é comer uma besteirinha que vai mudar alguma coisa”, brinca a angel. “Este é um dia para se alimentar, precisamos de bastante energia”.

15h: Toques finais

Uma hora antes do primeiro desfile, as modelos vestem seus figurinos e começam a se preparar, em fila, para entrar na passarela. É a hora de fazer últimos retoques em detalhes como cabelo, maquiagem e acessórios.

16h: Primeiro desfile

“Fazemos dois desfiles, como uma peça de teatro”, explica Fialho. “É intenso, mas passa tão rápido que, quando a gente vê, já está de volta nos bastidores”.

Bárbara 1 - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

Fialho - Getty Images - Getty Images
Imagem: Getty Images

17h: Intervalo

Entre um desfile e outro, as angels assistem às imagens da primeira apresentação. “É muito importante ver como você foi, em quais poses se saiu melhor e, se for necessário, fazer adaptações para a próxima entrada”, diz.

Nesse meio tempo, acontecem retoques de cabelo e maquiagem.

20h: Segundo desfile

A segunda e última entrada acontece às 20h.

“A cada ano, o desfile fica mais importante para mim. O casting fica mais competitivo e sinto que eu vou sentir ainda mais saudades. Já fui mais ansiosa, mas hoje eu me dedico a aproveitar, estar presente e agradecer”.

22h: Tapete vermelho (ou melhor: rosa!)

Não bastasse longas horas se preparando nos bastidores e dois intensos desfiles, as angels terminam o dia cruzando o tapete vermelho (também conhecido como pink carpet, já que têm a cor característica da Victoria’s Secret) em uma bela festa de comemoração.

“Ainda antes do tapete vermelho, quando estamos de volta aos bastidores nos vestindo para a festa, já estamos comemorando, mais relaxadas”, diz Bárbara.

Madrugada: after after party

“Depois da festa, as meninas seguem para uma after after party [pós pós-festa, em inglês], em um lugar mais reservado, sem tantos fotógrafos”, conta. "Eu não tenho muita energia, prefiro ir para casa comemorar com a família”.

À noite (ou melhor, madrugada), “ligo a televisão e durmo”, diz, resumindo o cansaço depois de mais um Victória’s Secret Fashion Show.

Dia seguinte: presentes e mais comemoração

Bárbara aproveita os dias seguintes ao desfile para encontrar as colegas de passarela e fazer uma comemoração mais light.

O mais legal? A festa termina com uma série de presentes personalizados.

“Este ano ganhamos secador, chapinha e babyliss com nossos nomes estampados, além de uma super linha de maquiagens, também com nosso nome nelas”, conta, listando seus mimos preferidos.