menu
Topo

Diversidade

Casal de lésbicas faz gestação do mesmo bebê pela primeira vez na história

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Da Universa

31/10/2018 15h28

Ashleigh, de 28 anos, e Bliss Coutler, de 36, quebraram as barreiras da maternidade e gestaram o mesmo bebê por meio de uma nova técnica de fertilização in vitro.

No Texas, nos Estados Unidos, o casal teve sucesso no procedimento desenvolvido pelos médicos especialistas em fertilidade Kathy e Kevin Doody, que funciona da seguinte forma.

Veja também

Nele, os óvulos de Bliss foram colocados juntos ao esperma de um doador, escolhido por elas. No entanto, em vez de o material ser genético ser conservado em uma incubadora resfriada no laboratório, ele foi depositado em um dispositivo chamado cápsula INVOcell.

O INVOcell guarda o espermatozoide e o óvulo e proporciona o ambiente perfeito para o material genético ser inserido na mulher posteriormente com temperatura, níveis de dióxido de carbono e ambiente ideais.

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

“Os óvulos foram fertilizados no corpo dela. E quando fizemos a retirada deles, cinco dias depois, removemos o dispositivo em que estavam e congelamos os embriões que não seriam utilizados no momento. O que ficou demonstrado, não de forma surpreendente, é que o corpo da mulher é um excelente incubador. O fígado, rins e pulmões da mãe removem as toxinas do embrião e propiciam a ele um ambiente favorável ao desenvolvimento de forma natural e tão eficiente quanto a máquina”, disse Kathy ao “USA Today”. 

Depois desse procedimento, os embriões foram colocados no corpo da outra mãe, Ashleigh, e nele ficaram até o final da gestação.

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

“Ela pôde carregá-lo por cinco dias, em um momento crucial para a fertilização e eu o carreguei por nove meses. Então, isso foi realmente especial porque nós duas nos envolvemos e pudemos fazer parte da gravidez. Acho que a técnica abre novas possibilidades para casais do mesmo sexo", contou Ashleigh, que teve sucesso na primeira tentativa de gravidez.

Ashleigh e Bliss são mães de Steven, de 5 meses. O procedimento, feito mais de 200 vezes no consultório dos Doody, custa aproximadamente US$ 8 mil, o equivalente a cerca de R$ 29 mil.

“O que torna isso tão especial é que é a primeira vez que duas mulheres carregam a gravidez de seu filho juntas”, disse Kathy Doody ao "Daily Mail".