menu
Topo

Sexo

7 dicas para aproveitar ao máximo uma noite de sexo casual

Getty Images
Imagem: Getty Images

Heloísa Noronha

Colaboração com Universa

29/10/2018 04h00

Transar sem se apegar e sem compromisso pode ser ainda mais incrível se você adotar algumas atitudes. Não se tratam de regras rígidas, não --que, aliás, nem combinam com sexo casual--, mas de conselhos bons para potencializar o prazer com a experiência. Antes de mais nada, esteja bem consigo mesma.

1. É mesmo o que você quer?

Se você vem atravessando uma fase de baixa autoestima, dúvidas em relação às escolhas amorosas ou quer transar sem compromisso apenas para dar o troco em alguém ou provar algo a si mesma, repense sua vontade. O risco de o sexo ser ruim é muito grande. Além disso, há o perigo de enxergar na outra pessoa uma espécie de "salva-vidas" é enorme, assim como a possibilidade de se machucar.

Veja também

2. Vá se sentindo "a" gostosa

"Sem essa de corpo 'com defeito', de sentir vergonha de celulite, estrias, gordurinhas. Escolha um look matador, com o qual se sinta poderosa, e parta para a noitada, mas não pensando em agradar alguém, e, sim, a si mesma", fala Mônica Bayeh, psicóloga clínica e psicoterapeuta, do Rio de Janeiro (RJ). Se agradar, é lucro. O objetivo mesmo é você se sentir confiante e gostosa para curtir tudo o que tem direito.

3. Jogue-se sem vergonha e sem nojinho

É importante respeitar seus limites, é claro. "Mas que tal encarar o momento como uma oportunidade para descobrir novas sensações e experimentar coisas que até então não tinha coragem?", pergunta Mônica. Eis a chance para se soltar, ousar, gritar, falar palavras picantes. Relaxa e manda ver.

4. Tenha atitude e busque o seu prazer

De acordo com a psicóloga Rejane Sbrissa, da capital paulista, o sexo casual é ótimo porque há menos ansiedade, tensão e, principalmente, pouca importância em relação ao julgamento alheio. "Quando não existe uma ligação sentimental, ficamos livres da preocupação em agradar e em sermos apreciadas. Então, aproveite e agrade-se. Diga o que gosta, mostre como prefere ser tocada, dê vazão às fantasias mais escondidas", sugere.

5. Saiba escolher a pessoa

Rolou uma atração irresistível na balada ou com um algum colega de trabalho? Ótimo, aproveite! Tome o cuidado, porém, se o parceiro for alguém por quem você já tem uma certa quedinha. Mesmo que você tenha plena convicção de que não vai se envolver ou criar falsas expectativas, o sexo envolve a liberação de ocitocina, o hormônio do vínculo. Assim, a paixonite tende a aumentar. Se for correspondida, maravilha, caso contrário...

6. Aproveite para se conhecer melhor

"O sexo casual também traz a oportunidade de se soltar mais diante de práticas novas ou diferentes. Você deixa de julgar as coisas antes de experimentá-las e se sente mais livre para descobrir o que realmente gosta, quais as posições preferidas e as preliminares que dão mais tesão e a fazem atingir o orgasmo. É um exercício e tanto de autoconhecimento que, com certeza, vai ampliar seu repertório e melhorar sua sexualidade de forma global", avisa Rejane.

7. Proteja-se

Camisinha na bolsa, sempre. Se vai sair com um desconhecido, cuide você mesma de organizar como chegará ao encontro e como voltará para casa. Combine com as amigas uma espécie de "código de alerta" para possíveis situações esquisitas e modere o uso de álcool, que costuma confundir os sentidos e, em excesso, deixá-la em circunstâncias vulneráveis. Com essas dicas, você vai se sentir mais plena e segura para aproveitar a experiência numa boa.