Se preserve, amiga! 5 jeitos errados de apimentar a relação

Na tentativa de sacudir o relacionamento, principalmente na cama, algumas pessoas —até que bem intencionadas— acabam tomando atitudes constrangedoras e agressivas que podem surtir justamente o efeito contrário. Não quer fazer parte desses time? Confira alguns equívocos comuns:

5 - Surpreender o par num dia ruim

Há dias em que não suportamos sequer a nossa própria companhia. Perrengues na família, boletos vencidos, tarefas atrasadas, prazos massacrantes no trabalho... Tudo isso contribui para que, vez ou outra, o mau humor tome conta do nosso ser. Embora muita gente veja o sexo como uma maneira gostosa de relaxar, é preciso ter bom senso e timing para não tentar algo novo na cama ou propor alguma fantasia bem no dia em que a pessoa está com o saco cheio de tudo. Respeite o momento e não encare uma negativa ou uma conversa monossilábica como rejeição.

4 - Chamar a outra pessoa de 'careta' para atiçá-la

Ou, pior, menosprezá-la porque ela não deseja certas coisas e tentar, assim, ver se ela reage. Não tem nada mais desagradável e desmotivante que ouvir da pessoa que gostamos que somos "caretas" ou quaisquer outras palavras que nos magoe. E, infelizmente, há muita gente sem noção que adora lançar essas críticas perto de outras pessoas. A vontade de se mostrar "superior" acaba se voltando contra a pessoa, que, na verdade, mostra toda sua falta de sensibilidade.

3 - Forçar fantasias

O combinado não sai caro: as fantasias sexuais são tudo de bom numa relação e praticá-las é importante para renovar a criatividade, mas desde que os dois queiram. Impor ao outro qualquer prática sexual é desrespeitoso e violentador. Conversem sobre a possibilidade de inserir as fantasias no relacionamento e, se todos aceitarem, sigam em frente. Se o par não topar o que você imagina, esqueça e tente inovar de outra forma.

2 - Cuidado com surpresas invasivas

Acordar o par com toques, carícias, masturbação e até mesmo penetração não é apenas invasivo. Pode ser até uma violência sexual disfarçada de surpresa. Respeite os limites do outro, seguindo aquela regra básica: toda prática sexual deve ser consentida. Do contrário, é abuso.

1 - Provocar ciúmes

Não são poucos os casais que acreditam que uma das formas de se apimentar uma relação é provocar algum tipo de ciúme. Alguns tentam testar se o par se importa de verdade. Mas isso pode ser um 'tiro no pé', que pode até funcionar num primeiro momento, mas se a pessoa fica com a insegurança na cabeça, seu relacionamento pode estar correndo grandes riscos.

Continua após a publicidade

Então, o melhor a fazer é apostar na criatividade para outros fins. Não romantize o ciúme.

Fontes: Breno Rosostolato, psicólogo e educador sexual; Ricardo Desidério da Silva, educador sexual

*Com informações de reportagem publicada em 24/10/2018

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes