menu
Topo

Fofuras

Fotógrafa de pets conta os segredos para o melhor clique de cães e gatos

Divulgação/Leticia Oliveira
Imagem: Divulgação/Leticia Oliveira

Da Universa

30/09/2018 04h00

"Tia" de vários cães de grande e pequeno porte na creche Dogresort, em São Paulo, Letícia Oliveira também se apaixonou pelo registro destes bichos em seus momentos mais descontraídos. 

O resultado são fotos naturais - aquelas que a gente acha impossível fazer com celular na mão e um pet cheio de energia.

Veja também

Divulgação/Leticia Oliveira
Imagem: Divulgação/Leticia Oliveira

Como lobos e tigres - só que mais fofos

Curiosamente, as referências profissionais da fotógrafa são nomes como, Paul Nicklen e Joel Sartore, especialistas em fotos de animais selvagens da "National Geographic". E para Letícia, apesar do trabalho com cães, a profissão de "fotógrafa de bicho" se estende aos manhosos e misteriosos gatos. 

Claro, existem diferenças entre os "modelos" caninos e felinos - nossos amados lobinhos e tigrinhos.

Divulgação/Leticia Oliveira
Imagem: Divulgação/Leticia Oliveira

Para Leticia, a maior diferença que eu sinto é no nível de energia. "Os cães dão um pouco mais de trabalho, te fazem correr mais atrás deles. Eles são mais bagunceiros e bem mais agitados, principalmente em um ambiente familiar e na presença dos donos", diz. 

Já com os gatos, quase sempre é mais tranquilo. "Eles tendem a ser mais quietos e reservados. Em ambientes familiares, mesmo com a presença dos donos, eles não costumam dar trabalho", comenta.

Como convencer o bicho a parar para o clique?

Divulgação/Leticia Oliveira
Imagem: Divulgação/Leticia Oliveira

Antes de fazer as fotos, Letícia interage com o animal, para que ele se acostume com ela e com os equipamentos. A fotógrafa também gasta energia com eles, através de brincadeiras com bolinha, ou até mesmo um passeio. 

"É importante que o animal se sinta confortável com a situação, que não seja uma experiência estressante ou traumática", lembra. 

Para quem quer tentar em casa

Divulgação/Leticia Oliveira
Imagem: Divulgação/Leticia Oliveira

Se a ideia é rechear as redes com fotos bonitas do seu bichinho, Letícia dá dicas preciosas:

  • Use um petisco ou um brinquedo, principalmente brinquedos que fazem barulho. Prender a atenção do animal com uma coisa que ele goste ajuda bastante na hora de fazer aquela foto bacana, especialmente com os mais agitados;
  • Tome cuidado com a utilização de "flashes". Muitos animais se sentem incomodados com a luz forte. O ideal mesmo é aproveitar a luz natural do ambiente, quando possível;
  • Tenha paciência. Alguns pets não colaboram tanto, mas é tudo uma questão de treino;
  • Sempre faça tudo de uma maneira bem tranquila e que seja divertida. O bicho é a estrela e deve se sentir bem para sair bem nas fotos.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!