Topo

Mulheres não são mais multitarefas que homens na vida prática, diz estudo

Mulher multitarefas - Thinkstock
Mulher multitarefas Imagem: Thinkstock

Da Universa

28/09/2018 10h24

Durante muito tempo, estudos apontaram que as mulheres conseguem fazer mais coisas ao mesmo tempo que os homens. Uma nova pesquisa da Universidade de Bergen (Noruega) publicada pela "Harvard Business Review" revela que, se essa diferença existe, na vida prática ela é quase irrelevante.

Segundo um modelo de estudos desenvolvido na University College London, há dois tipos de "multicapacidade": a de fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo (como falar ao telefone enquanto dirige) e a de fazer coisas seguidamente com velocidade (preparar sua próxima reunião e responder a e-mails, sendo interrompido por um colega, de olho no Twitter).

Veja também

homem; multitarefas; muitos trabalhos; - Thinkstock - Thinkstock
Imagem: Thinkstock

Um grupo de 66 mulheres e 82 homens entre 18 e 60 anos foi convocado para simulações virtuais de situações corriqueiras, como organizar uma sala para uma reunião com distrações (como ligações ou um objeto faltante) e tendo que lembrar-se de tarefas futuras (como a entrega de um objeto para um avatar durante a reunião). Segundo a pesquisa, não há diferença relevante entre homens e mulheres -- ou seja, não há motivo para os homens não se considerarem multitarefas.