Topo

Pausa

Pare, respire e olhe o mundo ao redor


Ana Hickmann diz que teve de se impor para superar machismo na carreira

Ana Hickmann na Beauty Fair 2018 - Divulgação
Ana Hickmann na Beauty Fair 2018 Imagem: Divulgação

Felipe Gomes

Da Universa

12/09/2018 12h34

A apresentadora, modelo e empresária Ana Hickmann esteve na feira de beleza Beauty Fair, em São Paulo, para lançar uma linha de esmaltes. A nova coleção conta com 40 novas cores, das quais 35 são cremosas e 5 fazem parte da linha de tratamento. 

A novidade é apenas mais um passo de Ana como mulher de negócios. Atualmente, ela é a celebridade mais rentável no Brasil e acumula um império de mais de R$ 400 milhões. Em 2017, inclusive, fechou uma parceria com o Egito e outros países árabes que receberão produtos de sua marca. Entre os selecionados para serem comercializados mundialmente estão roupas, lingeries, acessórios e cosméticos.

Veja também 

Com uma carreira de sucesso, ela conta em entrevista à Universa que já passou por situações constrangedoras envolvendo o machismo. "Tive que me impor muito. Principalmente por ser mulher, modelo e jovem em um meio com grandes empresários. Mostrei minha força e minha garra trabalhando dia após dia para provar que a gente pode, sim, fazer diferente."

Quer mais alguma prova de que Ana é uma girlboss? Só rolar a página e ler nossa entrevista exclusiva: 

Qual a chave para a mulher lidar com tantas tarefas?
A mulher sempre foi multifacetada. Mesmo quando não havia espaço para ela no mercado de trabalho, ela se dividia para cuidar da casa, do marido e dos filhos, mas, felizmente, ela percebeu que poderia ir muito mais longe. Ela poderia ser uma excelente secretária, médica, uma excepcional líder... Nós sempre fomos empoderadas, o que acontecia é que antes a gente não tinha noção desse poder e hoje sabemos do que somos capazes e que podemos ir ainda muito mais longe. Saber que podemos ir muito mais além é a chave.

Qual dica você dá para quem quer começar um negócio? Qual ramo você acha que tem mais espaço?
Primeiro de tudo é procurar uma área e um negócio pelo qual você tenha admiração e paixão. De início, não é preciso entender sobre aquele assunto, mas sim existir uma proximidade com você. A partir do momento que escolher o nicho que quer atuar, o passo seguinte é buscar conhecimento para embasar o que está fazendo. Você deve buscar informação. Além disso, é necessária uma pesquisa para saber exatamente onde quer atuar e colocar o seu negócio em prática e entender bem o seu consumidor. Um meio que sempre está em alta é o mercado da beleza. Nesse setor, é possível investir em serviços ou vendas de cosméticos. Use sempre as mídias sociais e as novas formas de consumir informação a seu favor.

Qual o maior conselho que você já recebeu de outra mulher?
Primeiro: aprenda tudo sobre sua profissão para você ser uma grande líder. E um outro conselho muito valioso que recebi de uma mulher na vida foi: siga seu instinto. Aprenda a ouvir o nosso sexto sentido que ele nos ajudará muito. E é verdade, ajuda mesmo.

Você já viveu alguma situação machista na sua carreira? Como lidou com isso?
O machismo, infelizmente, está enraizado em nossa sociedade. O que cabe a nós é ensinar a nossos filhos e a próxima geração que temos de ter respeito. Respeito pelas crenças, ideologias, vontades... Isso é o mais importante. Passei por diversas situações machistas. Algumas bem constrangedoras e que me deixaram muito triste e revoltada. Lido com isso tentando mostrar para o outro lado que ele está errado. Na minha carreira, já tive que me posicionar firmemente diversas vezes, principalmente por ser mulher, modelo e jovem em um meio com grandes empresários. Mostrei minha força e minha garra trabalhando dia após dia para provar que a gente pode, sim, fazer diferente.

Como você faz para mostrar para seu filho que o machismo precisa ser combatido?
Eu e meu marido tentamos mostrar todos os dias para o nosso filho que a gente precisa ser honesto, que precisamos batalhar pelas nossas coisas e que a gente precisa respeitar a todos. Eu espero fazer com que meu filho entenda que ele deve ser cordial, cavalheiro e educado.

Em qual tendência de beleza você está amando apostar?
Sou simplesmente apaixonada por cosméticos. Para o corpo, o cabelo, as mãos... Estou em uma fase apaixonada por esmaltes. Quanto mais brilho, melhor, principalmente aqueles com efeito gel. Depois, os metalizados, que também farão sucesso. Eu também amo aqueles cremes corporais com partículas brilhantes e que ajudam dar luz para a pele.