Topo

Papo de vagina

Ela espanta a TPM: 10 dicas da influencer especialista no assunto

Ju Ferraz é youtuber e manja tudo quando o assunto é TPM - Reprodução/Instagram
Ju Ferraz é youtuber e manja tudo quando o assunto é TPM Imagem: Reprodução/Instagram

Talyta Vespa

Da Universa

05/09/2018 04h00

A TPM (tensão pré-menstrual) é um problema para a youtuber Juliana Ferraz desde a primeira menstruação. A comunicadora e chef de cozinha conta que sofre com inchaços desconfortáveis no abdômen e nos pés, oscilação de humor e sensibilidade.

Por isso, criou o canal “TPM, para que te quero?”, onde divulga receitas que prometem amenizar o período que antecede a menstruação. O assunto rendeu também um livro de mesmo nome, que vai ser lançado no dia 15 de setembro, em São Paulo, pela editora Planeta. “Diferentemente do canal, que é feito principalmente de receitas, o livro fala com mulheres de várias idades: meninas que acabaram de menstruar, mães dessas jovens e mulheres mais velhas que ainda sofrem com os sintomas”, diz.

Veja também:

À Universa, ela contou o que funciona com ela para passar com mais tranquilidade pelos tumultos da TPM: veja se funciona para você!

1. Ir ao médico

A primeira dica é básica, mas não custa lembrar: assim que menstruar pela primeira vez, a garota (ou seus responsáveis) devem marcar uma consulta com um ginecologista. “Corpos são diferentes. Por isso, o médico vai ajudar a jovem a entender o próprio ciclo menstrual, mostrando a melhor forma de entender os sintomas da TPM. A tensão pré-menstrual pode ter mais de 200 sintomas”, conta.

2. Beber muita água

A ingestão de líquido é essencial para amenizar o inchaço. “Beber água deve ser uma prática cotidiana, mas, no período pré-menstrual, aumente ainda mais o consumo”.

3. Comer alimentos ricos em vitamina B6

“Aprendi com os médicos que alimentos como salmão, banana, oleaginosas e cereais ajudam a melhorar o humor, uma vez que a vitamina B6 está associada à produção de serotonina, que é o hormônio da felicidade”, conta Ju. Além deles, a youtuber lembra que a ingestão de carboidratos complexos, como arroz e pão integral proporcionam saciedade e também são recomendados.

4. Investir em chás

Ju explica que os chás funcionam com ela – tanto para acalmar como para desinchar. “Chá de camomila é ótimo para melhorar a irritação que muitas mulheres têm na TPM. Para ajudar a combater o inchaço, aposto em hibisco, cavalinha e gengibre”.

5. Meditar

“Muitas mulheres na TPM ficam mais ansiosas, com dificuldade para dormir. Meu sono, por exemplo, fica muito turbulento durante o período. Com a meditação e exercícios de respiração, consigo relaxar e dormir melhor. Há vários tipos de meditação na internet, é fácil de encontrar", diz.

6. Cercar-se de boas companhias

"Um momento sensível merece companhias agradáveis. Fique perto de quem te faça bem, encontre uma amiga de quem tem saudade, passeie com o namorado... Caso a mulher sinta que deve ficar sozinha, nada impede que curta a própria companhia. Vá ao cinema, por exemplo”.

7. Dialogar com quem convive com você

"Se morar com alguém, comunique à pessoa sobre a TPM. Às vezes, avisando que está em um momento sensível, as pessoas ao redor terão mais paciência e entenderão o momento. Portanto, não tenha vergonha de falar com seus pais ou parceiro sobre a tensão. Eles podem ajudar a cuidar de você”.

8. Manter-se aquecida alivia cólicas

Quando as cólicas se intensificam, Ju esquenta uma bolsa de gel e coloca sobre a barriga. “Além das bolsas, cubra as extremidades, se sentir frio. Eu sempre coloco meias nos pés e me mantenho quentinha. Ajuda a aliviar as cólicas”.

9. Praticar exercícios físicos

“A gente sabe que é difícil ter vontade de sair da cama para malhar durante a TPM, mas é necessário fazer um esforço. Exercícios físicos liberam endorfina e serotonina, hormônios que ficam em baixa durante o período que antecede a menstruação”, explica. Ju garante que, se sentir indisposta, a mulher não precisa fazer um supertreino. “Trinta minutos de caminhada já me ajudam”.

10. Se o médico recomendar e autorizar, fazer drenagem linfática é bom

A youtuber garante que as massagens são ótimas para ajudar a combater retenção de líquido. “Durante a TPM, faço drenagem duas vezes na semana. Além de melhorar a circulação do sangue, alivia as dores musculares”.

Papo de vagina