Topo

47% dos jovens brasileiros não usam preservativo no sexo, mostra pesquisa

Da Universa

03/09/2018 20h39

Uma pesquisa realizada pela DKT International identificou que 47% dos jovens entre 14 e 24 anos afirmam não usar preservativos nas relações sexuais.

O levantamento, que ouviu mais de 1.500 pessoas em todo o Brasil revelou, ainda, que 74,8% dos participantes nunca fizeram o teste para saber se têm ou não o vírus HIV e que 21,6% dizem acreditar que existe cura para a Aids.

Veja também

“Precisamos despertar a reflexão dos jovens sobre o tema e encontramos neste festival internacional uma ótima oportunidade para promover a conscientização, o respeito, a tolerância e a liberdade. Queremos que os jovens tenham ciência da importância do cuidado pessoal e da saúde sexual, além de quebrar o tabu de que comprar camisinha é coisa de homem e tornar a compra do preservativo uma coisa natural também para as mulheres.” diz  Francisco Angelo, gerente de Marketing Latam da DKT  International, detentora da marca Prudence.

Outro ponto citado por Francisco Angelo é a importância do movimento feminista em causas como essa: "As meninas estão mais 'empoderadas' e colocando preservativos na bolsa. A participação de mulheres nas redes sociais da marca de camisinhas, por exemplo, aumentou muito e isso ajuda a combater o machismo ainda presente ali", complementou.

Para dar maior visibilidade a importância do preservativo, será realizado pela primeira vez ao país o Prudence Fest, um festival que para mais de 30 mil pessoas, com música e informações para o combate à doença que será promovido no dia 1º de dezembro, o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

O evento acontece no México desde 2011 e, a cada edição, costuma reunir milhares de pessoas. Atrações como Claudia Leitte, Ludmila, Kevinho, Maiara e Maraisa, Capital Inicial, JetLag e Felguk se apresentarão.