Topo

Coletivo de mulheres denuncia assédios e estupros em faculdade da UFMG

Alunas da Saúde UFMG - Reprodução/Facebook
Alunas da Saúde UFMG Imagem: Reprodução/Facebook

Da Universa

29/08/2018 10h24

Através de um formulário divulgado em seu Facebook, o Coletivo de Mulheres Alzira Reis - Saúde UFMG está ajudando alunas, professoras e funcionárias da instituição a denunciarem episódios de assédio moral, sexual e até mesmo estupros.

Em uma carta de esclarecimento, publicada dois dias depois, o coletivo afirmou ter recebido pelo menos 5 relatos de vítimas de estupro, diversos casos de abuso sexual e vários casos de assédio.

Veja também

"Nas denúncias que recebemos alguns contém nomes de pessoas e descrições que facilitam sua identificação. Sabemos que o Facebook é uma ferramenta muito perigosa e tentamos usá-la da melhor forma possível. Optamos por omitir a identificação dos acusados, por questões legais. Estamos muito chateadas com isso, mas queremos que fique claro que estamos discutindo a melhor e mais eficiente maneira de levar isso aos órgãos responsáveis, sem ferir mais quem já foi muito ferido com isso", disse o post.

Veja alguns dos relatos:

Em nota oficial a Universidade declarou que está apurando os casos:

Nesta manhã, a diretoria da Faculdade de Medicina, juntamente, com a seção de Escuta Acadêmica, realizou reunião cujo tema foi os comentários publicados na página do facebook do Coletivo Alzira Reis. Foi decidido que serão convidados para uma reunião representante do Coletivo e representantes dos diretórios acadêmicos dos três cursos de graduação (Medicina, Fonoaudiologia e Superior de Tecnologia em Radiologia), para tratar da questão, pois a Faculdade precisa ouvi-los para que possamos auxiliá-los.

Haja vista que os comentários ainda não se tornaram denúncias formais na Escuta Acadêmica. A Seção de Escuta Acadêmica é um setor para o atendimento dos estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG. Este setor recebe demandas relacionadas à vida acadêmica dos estudantes, além de auxiliá-los em questões pessoais que estejam afetando seu desempenho escolar, também encaminha, quando necessário, para tratamentos psicopedagógicos junto ao Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina da UFMG ? Napem. Todas as demandas, inclusive denúncias formalizadas, são respondidas e/ou apuradas de acordo com as normas da Universidade.