menu
Topo

Relacionamentos

Ler e-mail de trabalho após o expediente pode estragar seu relacionamento

Istock
Imagem: Istock

da Universa, em São Paulo

13/08/2018 13h54

Manter aquele hábito de checar os e-mails do trabalho fora do seu horário de expediente pode causar sérios danos aos seus relacionamentos com a família ou com um parceiro.

Um estudo conduzido pela universidade Virginia Tech, nos EUA, com 297 empregados da instituição de ensino encontrou níveis altos de ansiedade em todos, o que oferece altos riscos não só à saúde física e mental de cada um, como também aos seus laços afetivos.

Veja também

Os pesquisadores concluíram que barreiras flexíveis entre a vida pessoal e o trabalho podem levar, eventualmente, à inexistência dessas mesmas barreiras. O resultado é trabalho 24 horas e a construção de uma mentalidade em chefes esperam que suas equipes nunca se desliguem. 

"As demandas do trabalho e de fora do trabalho passam a competir umas com as outras e apresentam um dilema para os funcionários, que funciona como gatilho para ansiedade e perigo para suas vidas profissionais e pessoais", afirma o coautor do estudo William Becker, no artigo.

Ainda segundo a pesquisa, empregados não precisam nem mesmo trabalhar em suas horas livres para sentir os efeitos nocivos desta dinâmica em sua vida. "Apenas a expectativa de estar disponível o tempo inteiro já aumenta a tensão entre o trabalhador e seu parceiro, mesmo que ele não se engaje em nenhuma atividade de trabalho durante a folga", diz o texto.

"O impacto insidioso da cultura organizacional do 'estar sempre online é, frequentemente, desconsiderada ou disfarçado de benefício — maior conveniência, por exemplo, maior autonomia e controle sobre os limites entre vida pessoal e profissional", escreve o pesquisador.

Os autores ainda orientam que empregadores esclareçam, de antemão, se a disponibilidade por e-mail é um requisito para aquela vaga de trabalho e, se este for o caso, devem oferecer períodos de desligamento total para os funcionários. 

Caso seja possível, os trabalhadores também devem deletar o acesso à conta corporativa de seus telefones ou remover as notificações de novos e-mails de seus aparelhos. 

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!