Plásticas para ter aparência como nos filtros de aplicativos vira tendência
Deixando de ser um “tabu” aos poucos, as cirurgias plásticas têm ganhado cada vez mais pacientes que procuram por uma intervenção cirúrgica em sua aparência. E tudo indica que as redes sociais estão influenciando nessa decisão.
De acordo com um estudo publicado no periódico "JAMA Facial Plastic Surgery", escrito por médicos do departamento de dermatologia da Universidade de Medicina de Boston, nos EUA, muitas pessoas estão procurando cirurgiões para ficarem parecidas com a imagem delas quando usam filtros nas redes sociais.
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“Chamamos isso de ‘dismorfia do Snapchat’. É uma tendência preocupante, pois essas selfies com filtros normalmente apresentam uma aparência inatingível e desfocam a linha de realidade e fantasia entre os pacientes”, diz o artigo, que reforça a busca por olhos e lábios maiores ou narizes mais finos, por exemplo.
Os autores do estudo complementam a pesquisa dizendo que a “dismorfia do Snapchat” – que também pode ser atrelada à de outras redes sociais, como nos Stories do Instagram – é uma vertente do transtorno dismórfico corporal (TDC), em que a pessoa “fica obcecada em corrigir todas as falhas de sua aparência”.
Procedimentos "favoritos"
A pesquisa usa ainda uma pesquisa de 2017 da “American Academy of Facial Plastic and Reconstructive Surgery” para argumentar o seu ponto. Nela, 55% dos cirurgiões plásticos relataram que seus pacientes buscaram o procedimento para melhorarem suas aparências nas selfies, por meio de rinoplastias, transplantes de cabelo e procedimentos cirúrgicos nas pálpebras.
“Filstros e o FaceTune estão proporcionando uma nova realidade de beleza para a sociedade de hoje. Pode-se argumentar que esses aplicativos estão nos fazendo perder contato com a realidade porque buscamos nos parecer perfeitamente preparados e filtrados na vida real também", acrescentam os estudiosos.
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