menu
Topo

Novidades de beleza


Reiki e meditação são armas de musa fitness para pele mais bonita; entenda

Divulgação
Rachel Apollonio sente na pele os benefícios do reiki e da meditação Imagem: Divulgação

Paula Roschel

Colaboração para Universa

01/08/2018 04h00

O estresse e a ansiedade podem afetar a beleza. É cada vez mais frequente pacientes chegarem a clínicas estéticas e dermatológicas se queixando das consequências desses aspectos em sua aparência, já que a pele sofre com tal carga pesada de emoções e hormônios relacionados a esses problemas:

“Uma pele que vive sobre descargas constantes de adrenalina e outros hormônios, como cortisol e prolactina, está mais propensa a ter rugas, pelo desequilíbrio em cascata; já que esses hormônios potencializam o estado inflamatório persistente no tecido cutâneo e fazem com que nossas células tenham tempo de vida e atividade diminuídas, acarretando perda da longevidade”, explica a dermatologista Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Veja também

Hormônios como cortisol podem, inclusive, causar manchas na pele. "Ele está relacionado com POMC (pró-opiomelanocortina), que induz a formação de melanina (pigmento que dá cor à pele)”, completa Lucas Portilho, pesquisador em Cosmetologia.

Reiki e meditação

Para reverter esse quadro, melhorar a qualidade de vida e, consequentemente, a pele, reiki, meditação e suplementação são algumas das saídas consideradas promissoras por terapeutas e praticantes, entre eles a musa fitness Rachel Apollonio:

“Gosto bastante de técnicas e terapias alternativas, como reiki e meditação, e sinto o impacto positivo sobre a minha pele. Quando meditamos, ativamos nossa consciência, melhoramos nossa respiração e nosso nível de serenidade, fazendo com que o estresse e a ansiedade praticamente sumam, porque estamos mais conectados com nossas emoções e pensamentos, e nos sentimos mais bonitas! Além disso, o reiki também tem alguns exercícios diários, com a ponta dos dedos, que melhoram a textura e o brilho da pele”, explica.

Para Mariela Silveira, especialista em terapia cognitiva e mindfullness do Kurotel, a ciência tem olhado com atenção para a meditação como ferramenta para mais saúde e beleza:

“Meditação é trazer a atenção para o presente momento, deixando a mente mais próxima ao corpo, reduzindo o fluxo de pensamentos. Ela auxilia na melhora da memória e cognição, dos sintomas de ansiedade e depressão, redução de chances de doenças crônicas e agudas. Atualmente, a ciência tem corrido para compreender as repercussões que já eram percebidas há muito tempo, já que identificou que apenas exercitar o cérebro com o raciocínio não era suficiente. As descobertas mais recentes mostram que a prática diária de relaxamento e a meditação melhoram o aspecto anatômico de cérebro”, explica.

A terapeuta holística Grasiele  Manhães enfatiza que o reiki trabalha devolvendo a vitalidade da pele por meio da troca de energias: “Ele é a energia vital unida à energia universal para equilibrar, inclusive, a pele.”

Probióticos e ativos

Além do relaxamento e de técnicas de reiki e meditação, novidades do mundo dos suplementos também chegam para tentar aniquilar o estresse e seus malefícios para a pele:

“Como o corpo, a pele também tem um sistema imune, mas suas funções decaem com o tempo, exposição solar e, principalmente, o estresse. O uso de probióticos, como PGT1, que aumenta a imunidade da pele, é uma das novas abordagens para a diminuição da inflamação e também para restabelecer a função de barreira da pele”, diz a farmacêutica Mika Yamaguchi.

Além disso, a cúrcuma para uso tópico é destaque no mercado da “beleza emocional”, que entrega uma estética impecável por meio do bem-estar: “Ativos derivados da cúrcuma hidratam, reduzem a inflamação, rugas e olheiras resultantes da alteração do cortisol de uma vida estressada, podendo ser adicionados em névoa micelar e sérum hidratante”, explica a farmacêutica Cláudia Coral, especialista em ativos da Galena.

Reiki

O que é? Prática que utiliza a imposição das mãos para equilibrar e ajudar nos níveis de energia do corpo.
Resultados esperados: Relaxamento, equilíbrio energético, emocional e físico e, consequentemente, bem-estar e pele mais descansada.
Duração: 30 minutos.
Quantidade de sessões: Uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Contraindicação: Não há.
Manutenção: Depende do nível de estresse e ansiedade do paciente, podendo fazer parte da rotina por tempo ilimitado.
Valor da sessão: A partir de R$ 20, valor simbólico cobrado por muitos centros de reiki.

Meditação

O que é?  Prática que melhora o funcionamento de algumas áreas do cérebro. Existem diversos tipos de meditação, como a com foco na respiração, a guiada ou exercícios de atenção plena.
Resultados esperados: Melhora no sistema cardiovascular e no corpo como um todo, bem como diminuição de ansiedade, estresse e insônia.
Duração: Depende do nível do praticante, que pode começar com poucos minutos por dia.
Contraindicação: Não há.
Manutenção: Deve ser inserida como atividade diária, por tempo indeterminado.
Valor da sessão: Existem aulas e cursos de meditação até mesmo gratuitos em centros de aprendizado e trabalho social, mas é possível encontrar vídeos, áudios e aplicativos para meditação diária, sem custos.