Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


Atuantes e tatuadas, juízas cariocas levam tabus do direito para Youtube

Mirela Erbisti e Tula Mello - Alexandre Caipora
Mirela Erbisti e Tula Mello Imagem: Alexandre Caipora

Valmir Moratelli

Colaboração para Universa

31/07/2018 04h01

O barulho dos corredores amontoados de gente no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, no centro da cidade, não consegue abafar as pisadas firmes dos saltos agulhas das juízas Mirela Erbisti, de 42 anos, e Tula Mello, de 43. “Você vai falar com a doutora Tula? Então vai ver só: ela é muito bonita, nem parece juíza”, diz um segurança do andar em que a magistrada trabalha, sem perceber o preconceito embutido no comentário. Aprovadas no concurso da magistratura de 2001, quando se conheceram, Mirela e Tula chamam mesmo a atenção – e não só pelos longos cabelos loiros ou pelas tatuagens aparentes.

Desde março elas vêm causando burburinho com o programa "Justo Eu" no Youtube, em que discutem temas atuais e polêmicos da sociedade. Na pauta estão machismo, direitos dos transexuais, inclusão de pessoas com autismo, violência doméstica e poliamor, por exemplo. Mirela é titular da 3ª Vara de Fazenda Pública e professora de criminalística. Foi ela quem, em 2017, manteve a proibição do Estado do Rio em conceder ou renovar benefícios fiscais, no auge da crise econômica fluminense. Juíza da 20ª Vara Criminal e mestre em criminologia, Tula trabalhou no caso do jornalista Tim Lopes (morto por bandidos, em 2002, no Complexo do Alemão), julgou os nadadores americanos Ryan Lochte e James Feigen, que inventaram ter sido assaltados na Olimpíada de 2016, e obrigou a remoção de chefes do tráfico para fora do Rio. “Não tenho medo. Dia desses, dei uma pena de quase 30 anos, e o réu me agradeceu. Falei: ‘Tá me agradecendo por quê? Tá debochando?’”. E ele respondeu que estava agradecendo porque tinha levado um tiro na perna e não conseguia cirurgia - e eu determinei o procedimento sob pena de multa. É isso, juiz precisa garantir o direito de todos”, diz Tula.

Veja também

Mirela Erbisti e Tula Mello - Alexandre Caipora - Alexandre Caipora
Mirela Erbisti e Tula Mello
Imagem: Alexandre Caipora

A ideia do canal surgiu quando as duas perceberam que os filhos não saíam do Youtube. “Eles são os maiores entusiastas do programa”, diz Tula, mãe e madrasta de quatro crianças. “Outra motivação é acabar com a ideia de que juiz é um ser sisudo, sem graça. Queremos mostrar o oposto, que somos modernas e normais apesar da solenidade das audiências”, completa Mirela, que é mãe de dois filhos. 

O programa já teve cerca de 20 mil visualizações. Ele é gravado no Museu da Justiça, no Rio, com um cinegrafista que usa duas câmeras, e os episódios costumam ir ao ar às quintas-feiras. “Falamos de assuntos que estão em pauta agora. Um dos próximos, será erro médico, por causa da repercussão do Dr. Bumbum”, conta Tula, ressaltando que elas evitam casos que ainda estejam em julgamento ou decisões que tenham sido tomadas por colegas. As entrevistadas do "Justo Eu", quase sempre são mulheres: a delegada federal Paula Mary falou de pedofilia, a defensora pública Letícia Furtado, da defesa de direito de pessoas transgêneros e transexuais, e a juíza e escritora Andréa Pachá, sobre poliafeto.

Fã de Marilyn Monroe


Juíza Mirela Erbisti - Arquivo Pessoal / divulgação - Arquivo Pessoal / divulgação
Juíza Mirela Erbisti
Imagem: Arquivo Pessoal / divulgação

Mirela é divorciada. Tula se casou há dois meses com um piloto da Polícia Militar e, por causa do tribunal, adiou a lua de mel para dezembro. Em seu gabinete, em frente à porta, ela colocou o quadro de seu curso de tiro. “Mirela foi quem me deu. Ela acerta na cabeça, atira muito bem. Mas não consegue alimentar o carregador; sou eu que a ajudo, mesmo com essas unhas enormes”, entrega Tula, mostrando as unhas pintadas de azul. “É verdade, sou mais lenta nisso”, concorda a amiga que, no seu escritório, tem um quadro da Marilyn Monroe. “Adoro mulheres fortes. O feminismo é importante para nos igualar aos homens”, prega Mirela. As duas treinaram tiro com fuzileiros navais e, depois, na CORE (Coordenadoria de Recursos Especiais da Polícia Civil do Estado). “Agora meu alvo está melhorzinho”, brinca Tula, ensinando que alvo perfeito é na cabeça e no peito.

Mirela e Tula sofreram um baque quando, em agosto de 2011, a juíza e colega Patricia Acioli foi morta por policiais que estavam sendo julgados por ela. Quando o assunto vem à baila, os olhos ficam baixos. A conversa é retomada, no entanto, quando as magistradas começam a falar sobre o que fazem para se divertir: assistir séries de tribunal, claro, - "O. J. Simpson: American Crime Story"-  é uma delas ("Tem muito glamour, mas é bom porque a gente se distrai com o que conhece”, diz Tula) e ouvir Anitta e a dupla Maiara e Maraísa.

Tatuagem, piercing e o direito do próximo


Elas sabem que, além dos likes nos vídeos, também recebem olhares furtivos. “Sempre ouvi comentários machistas mas, pela liturgia do cargo, ninguém se sente à vontade de falar gracinha”, diz Tula. “Agora, preconceito, toda mulher sofre. A própria Carmem Lúcia (presidente do STF) é interrompida na fala o tempo todo". 

Para relaxar, Mirela pinta quadros e costura. “Tenho dom para artes manuais. Também sou boa de doces. Pena que estou sempre de dieta”, lamenta. A válvula de escape de Tula é a corrida. Ela acorda às cinco da manhã, arruma as crianças para a escola e corre oito quilômetros na orla. À noite, ainda arruma pique para malhar.

Juíza Tula Mello - Valmir Moratelli - Valmir Moratelli
Juíza Tula Mello
Imagem: Valmir Moratelli

Tula e Mirela são fãs de tatuagens. Além dos clássicos nomes de filhos, Tula tem escritas pelo corpo as palavras “equilíbrio”, "força” e “sabedoria”. Dentre as tattoos de Mirella há uma chave, que ela copiou do filme "O Segredo". Se alguém estranhou uma juíza de piercing de argolinha no nariz, o caso não chegou ao conhecimento de Tula. “Vou pro tribunal com um piercing igual ao da mãe da princesa Meghan Markle. Direito serve para isso, garantir a liberdade do outro. Seja gay, trans, mulher, cada um deve respeitar o direito do próximo de ser como ele quiser”, defende.

Haters: gostamos


As duas juízas foram apresentadas ao tenebroso mundo dos haters quando trouxeram para o programa da internet questões jurídicas envolvendo transexuais. “Não há livro de Direito atualizado com temas novos, como esse; por isso é importante nosso canal”, diz Mirela. Depois da transmissão, os haters apareceram. E elas tiraram de letra. “Adoro. Quando soube do primeiro hater, liguei pra todo mundo pra contar: ‘agora a gente é famosa’. Só famoso tem haters”, gargalha.

“Teve um que escreveu: ‘É só o que faltava, juízas querendo ser youtubers’, conta Tula. Respondi: ‘Calma, não quero tirar o espaço dos youtubers. Eles são muito melhores que a gente. Nosso interesse é levar cidadania num canal aberto'”. 

Firmes nas decisões em plenário, a insegurança das magistradas, no entanto, aparece quando avaliam o programa na internet. “Não gosto da minha voz. No início, gravamos quatro vídeos e não lançávamos, porque eu implicava com as olheiras, os gestos, o cabelo... Aí fazia tudo de novo”, entrega Tula. Até que seu filho mais velho sentenciou: “Cadê o vídeo, mamãe? Se não lançar, você não vai fazer nada na internet”. Desde março, as crianças - e muitos colegas de tribunal - não perdem um. O canal facilitou até os papos de elevador. “Se alguém hoje me pergunta o que é trans, pego o celular dela e mando o link do programa”, diz Mirela.