Topo

Campanha de Dia dos Pais com família negra de O Boticário é alvo de racismo

Divulgação
Imagem: Divulgação

Da Universa

30/07/2018 16h08

A campanha publicitária da marca O Boticário para o Dia dos Pais, que traz uma família negra como protagonista, enfrentou diversos ataques racistas de pessoas que alegaram não terem se sentido “representadas” pela construção familiar apresentada pela marca.

O comercial, com duração de 30 segundos, foi publicado no YouTube na última sexta-feira (27) e já soma mais de 6,5 milhões de visualizações.

Veja também 

Além das 16 mil “descurtidas”, o vídeo recebeu comentários como: “Por que não tem nenhuma pessoa branca no comercial? Não é direitos iguais? (sic)” e “na boa, essa modinha de afro em comercial já passou; muda pra sustentabilidade ou outra modinha qualquer”.

Com a repercussão das críticas racistas à campanha, diversas pessoas se posicionaram contra os discursos de ódio na plataforma, descreditando o “racismo inverso”, quando indivíduos brancos dizem estar sofrendo “racismo”.

“Agora os brancos estão sentindo na pele o que nós negros sentimos a nossa vida toda” e “onde que branco sofre preconceito, sei não, viu?”, foram alguns deles.

Diante do debate, O Boticário se manifestou sobre os ataques racistas por meio de um comunicado oficial, enviado à Universa, reforçando a importância da diversidade e inclusão em campanhas como essa.

“A campanha de Dia dos Pais do Boticário tem o propósito de exaltar com bom humor a importância da figura paterna por meio de tentativas divertidas que os pais fazem para acertar na criação dos filhos. Essa irreverência é comum nos filmes da marca, assim como são a diversidade e a inclusão. Não é de hoje que O Boticário trilha esse caminho de retratar a diversidade étnica que torna nosso País tão rico e especial, e isso transparece não apenas nesta, mas também em campanhas anteriores que também demonstram as relações interpessoais verdadeiras. O Boticário se pauta pelo respeito a todas as pessoas e deseja que, muito em breve, questões como essa não gerem mais polêmicas.”

Vale reforçar que a marca já passou por uma situação parecida. Em 2015, um casal gay apareceu em um comercial para o Dia dos Namorados. Na ocasião, diversos comentários homofóbicos foram feitos nas redes sociais.