Topo

Axila escura: receitas com limão pioram manchas; veja como clarear

Getty Images
Imagem: Getty Images

Paula Roschel

Colaboração para Universa

30/07/2018 04h00

Apesar de não ser um tópico muito corriqueiro em rodas de amigos ou bate-papo sobre beleza, o escurecimento das axilas segue como tema bastante procurado em mecanismos de busca na internet, principalmente acompanhado de termos como “clarear manchas das axilas”.

Tantas pessoas recorrem ao mundo virtual para tirar dúvidas sobre essa pele com tom diferente do restante do corpo por sentirem vergonha da característica, mas nem sempre as soluções caseiras encontradas na internet podem amenizar a situação. Por exemplo, uma combinação de limão, bicarbonato e água oxigenada circula em vídeos do YouTube como receita certeira para clarear a pele da axila e até mesmo virilha, mas essa não é uma boa ideia:“Isso está totalmente contraindicado! O limão contém uma substância chamada psoraleno, que aumenta a absorção da radiação ultravioleta e pode manchar ainda mais a pele,” alerta o dermatologista Damiê De Villa, do Kurotel.

Veja também

Causa

Então qual caminho seguir quando o assunto é axila escura? O primeiro passo é entender a causa das manchas: “Existem pacientes que têm uma tendência hereditária para desenvolver essa característica e isso acontece principalmente em peles escuras. As axilas são áreas de dobras da pele, estando também sujeitas à infecção. O atrito no local causado por movimentos do braço ou roupas que encostam, a depilação - seja com lâmina ou com cera - e os desodorantes à base de álcool podem causar irritações que levam a essa hiperpigmentação”, esclarece a dermatologista Mônica Aribi, membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Desodorante clareador

Outra dúvida recorrente sobre axilas escuras é se esse produto diminui manchas na região. Porém, de acordo com o dermatologista Alberto Cordeiro, há ressalvas: “O desodorante não clareia a pele. O que ele vai fazer é evitar que essa pele tenha alguma alergia ou irritação e, por consequência, escureça. Ele age então na prevenção.”

Tratamentos

Mas será que dá para reverter o quadro? “Na maioria dos casos os escurecimentos podem ser revertidos em sua totalidade, mas é importante definir sua causa”, pontua Damiê De Villa. Depois de definida a causa, entram os tratamentos; sendo o laser e a corrente elétrica baixa com ácidos os mais aclamados no momento:

“Os principais lasers para clareamento hoje no mundo são o ND-YAG 1064 nanômetros e o pico segundos e nano segundos. Pode também ser usada a luz intensa pulsada ou mesmo alguns lasers ablativos, como de erbium e laser de CO2”, indica Alberto Cordeiro.

“Para pacientes com a pele irritadiça, o SkinClear é uma boa alternativa”, aponta Mônica Aribi. “Usamos essa técnica de iontoforese, uma corrente elétrica baixa, ajudando na condução de um produto à base de ácido tranexâmico e niacinamida, com efeito de clareamento e melhora na textura e ressecamento da pele. Quando a paciente tem uma pele mais resistente, temos a possibilidade de combinar as sessões do Skinclear com o laser Spectra, um laser ND-YAG nm ideal para tratar manchas. Ele não causa dor e pode ser utilizado em qualquer época do ano. A energia é mais baixa, porém uniforme, o que evita a formação de novas manchas escuras.

Clareador facial

Segundo especialistas, cosmético clareador indicado para o rosto precisa ser suave para ter sinal verde como coadjuvante no tratamento de axilas escuras: “Podemos usar clareadores faciais nas axilas sim, mas com cuidado. Se esse clareador for muito potente, ele pode queimar a região e causar mais escurecimento” alerta Alberto Cordeiro.

O que fazer para evitar o escurecimento das axilas?

  • Evitar desodorante com álcool na composição;
  • Se existe uma predisposição ao quadro de manchas, evitar depilação com lâmina;
  • Não utilizar cosméticos com ácidos na região da axila, mesmo se for clareador. Nesse caso, o médico deve ser consultado;
  • Se a causa for atrito, usar pasta de bebê, para assaduras, ao dormir.