Topo

Cabelo loiro: como e para que usar matizador, desamarelador e platinador

Cabelos loiros precisam de cuidados  - Getty Images
Cabelos loiros precisam de cuidados Imagem: Getty Images

Luana Kondrat

Colaboração com Universa

23/07/2018 04h00

Toda loira sabe: descoloriu, tem que cuidar. Mas os produtos disponíveis para quem clareou os fios são muitos e fica fácil confundir para que servem e quando usar matizadores, desamareladores e platinadores. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa feita pela Griffus Cosméticos, cerca de 75% das entrevistadas não sabem diferenciá-los.

Esses produtos servem para manutenção do tom, mas têm diferenças, segundo Rodrigo Benfica, técnico Master Nacional da Aneethun. E, se usados de forma certa, os fios vão seguir saudáveis e bonitos por muito mais tempo. Agora, saiba tudo sobre eles e aproveite o melhor do seu loiro.

Veja também

O que acontece com os fios quando são descoloridos?

Todo processo de descoloração é uma agressão. “Quando é aplicado o pó descolorante as cutículas dos fios abrem e, então, começa o processo de retirada do pigmento do cabelo. O processo acaba eliminando também componentes importantes da fibra, como a queratina e outros nutrientes”, explica o cabeleireiro Flavio Nunes. Outro ponto importante levantado pela hairstyist Kelly Farias, da equipe de Romeu Felipe, é fazer a descoloração em etapas, com um profissional que respeite a integridade do fio. Isso evita o ressecamento em excesso e até mesmo um corte químico, em que a queda é bastante densa.

Por que o cabelo descolorido tende a amarelar?

Com o tempo, é normal o cabelo perder o tom e ganhar a temida cor amarelada ou alaranjada. Isso ocorre por diversos motivos: poluição, mudança de temperatura, água do chuveiro – normalmente ela tem cobre e cloro –, lavagem e uso de aparelhos quentes em excesso e a falta de produtos próprios para cabelos descoloridos. Tudo isso não só danifica o loiro como pode causar frizz, pontas duplas, opacidade e dificuldade em desembaraçar, aponta Rodrigo Benfica.

Quais as diferenças entre platinadores, matizadores e desamareladores?

Os três produtos evitam que o cabelo amarele, mas cada um tem uma função diferente. Usá-los do jeito certo vai evitar que os fios e a cor fiquem prejudicados.

Platinadores: Mantêm o cabelo platinado, ou seja, com tons brancos, cinza e prata. Têm pigmento azul, que neutraliza reflexos amarelados, garantindo o efeito cinza-platinado, conta Rodrigo. Importante: o platinador é usado exclusivamente por profissionais, como tratamento logo após a descoloração.

Matizadores: Com pigmento roxo, neutralizam as cores indesejadas tanto no processo de coloração quanto no de descoloração, para ajustar o tom de loiro desejado. “Eles devem ser usados no salão, logo depois a descoloração ou coloração. Não se deve usá-los nunca em casa”, ressalta Kelly. Apenas xampus e condicionadores estão liberados, já que a fórmula é mais suave que a usada pelos profissionais, conta Bruno Ximenes, hairstylist e colorista do C. Kamura e artista da Wella Professionals. Experimente adotá-los a cada 15 dias para se ter um bom resultado.

Desamareladores: São os mais conhecidos pelas loiras. Com pigmento violeta em quantidade moderada, corrigem tons amarelados, proporcionando um loiro mais luminoso e intenso, conta Rodrigo Benfica. São indicados para manutenção também em casa -- uma vez por semana.

Quais outros produtos devem ser usados do dia a dia? 

Produtos específicos são importantes para de devolver a elasticidade, a queratina e a selagem dos fios. Mas atenção: prefira os específicos para cabelos quimicamente tratados e deixe de lado aqueles para fios coloridos. “A loira passa pelo processo de descoloração, ou seja, no processo é retirada a cor e não acrescentada como no caso dos cabelos coloridos por tintura”, ressalta Bruno. Além disso vale investir em xampus, condicionadores e máscara com minerais, nutrientes e proteínas. Se o cabelo tende a ficar mais ressecado, abuse de ingredientes como tutano, macadâmia, camelina e vitamina E, indica Rodrigo.