menu
Topo

Mães e filhos

Choro pode "dar spoilers" de como será voz do bebê no futuro, aponta estudo

iStock
Imagem: iStock

da Universa, em São Paulo

19/07/2018 12h58

Atenção, pais ansiosos: Vocês podem ter em suas mãos as pistas para saber como serão as vozes de seus bebês. Como? Pelo choro dos pequenos.

A conclusão é de um estudo conjunto de pesquisadores das universidades de Lyon/Saint-Etienne, na França, Sussex, na Inglaterra e Wroclaw, na Polônia, publicado no último dia 11 de julho pela Royal Society Publishing, do Reino Unido.

Veja também

Durante o processo de investigação, os experts gravaram as vozes de 15 crianças francesas — 6 meninas e 9 meninos — com idades entre 4 e 5 anos. Elas foram comparadas com áudios registrados dos sons feitos por estas crianças quando elas tinham entre 2 e 5 meses.

Ao fim, foram encontradas semelhanças suficientes entre as frequências e curvas das vozes das crianças nas duas fases para que os cientistas pudessem afirmar que, a partir dos 4 meses de idade, o choro do bebê já tem muitas das características da voz da criança aos 5 anos.

Segundo os autores do estudo, as vozes das crianças já começariam a ser definidas ainda dentro do útero e elas são influenciadas por fatores como o formato do rosto e a massa muscular do indivíduo. No entanto, a diferenciação da voz de acordo com o sexo biológico só aconteceria, afirmam eles, após a puberdade.

Facebook Messenger

Receba seu horóscopo diário da Universa. É grátis!