Topo

Pessoas dormem melhor em sociedades com igualdade de gênero, diz estudo

da Universa, em São Paulo

16/07/2018 13h05

Casais que vivem em países onde os índices de igualdade de gênero são altos tendem a dormir melhor, afirma o estudo "Igualdade de Gênero e Sono Inquieto Entre Europeus com Parceiros", publicado pela Universidade de Melbourne, na Austrália.

Segundo as mais de 14 mil pessoas analisadas pelos pesquisadores em 23 países da Europa, ambos os sexos se beneficiam de melhor sono em países onde os homens têm papel mais ativo no cuidado das crianças e as mulheres exercem cargos altos no trabalho.

Veja também

Os sociólogos também se apoiaram em dados do Índice de Empoderamento de Gênero da ONU (Organização das Nações Unidas), além de números de qualidade de sono retirados da Pesquisa Social Europeia. 

A Noruega está no topo da lista, com apenas 3% de homens e 9% de mulheres insones ou com dificuldades para dormir. Do outro lado está a Ucrânia, com 16% de homens e 22% de mulheres que enfrentam este tipo de problema. 

Britânicos estão pouco acima da média da ONU, que também leva em consideração a diferença de remuneração entre os gêneros. 14% dos homens e 20% das mulheres na terra da rainha sofrem de pouca qualidade de sono.

Apesar de não haver uma ligação direta ainda que explique os distúrbios de sono nestes países, Leah Ruppanear, autora do trabalho, acredita que a igualdade de gênero reduza pressões e ansiedades sobre as famílias. 

O estudo também determinou que o sono das mulheres é mais afetado por problemas relacionados às crianças da casa, enquanto os homens sofrem mais com questões relacionadas ao trabalho. Se estas demandas são distribuídas de maneira mais igualitária entre os parceiros, o nível de estresse tende a diminuir e a qualidade do sono, a aumentar.

"Sociedades mais eficientes em criar igualdade entre as relações políticas e econômicas de gênero terão cidadãos que dormem melhor", concluiu a autora ao site acadêmico "The Conversation".