Coito interrompido: por que gozar fora é um método contraceptivo temerário

Coito interrompido é a prática de tirar o pênis da vagina logo antes de ejacular — é também chamado de "gozar fora". Ele é usado como método para evitar a gravidez por muitos casais, mas a chance de engravidar com ele é avaliada em 4%. Mesmo quando você faz tudo direitinho.

Existe um fluído de lubrificação da uretra, que vem antes da ejaculação, que o homem não pode controlar. Ele contém espermatozoides, em um volume menor, mas contém.

Além disso, não é todo mundo que tem o controle de ejacular fora da vagina no momento correto. Alguns só tiram o pênis na hora que já estão gozando e pode cair um pouco de sêmen no canal vaginal.

Ainda é possível que uma relação anterior tenha deixado sêmen no canal da uretra.

Por esses riscos, é preciso compreender que o coito interrompido nem sempre é considerado um método contraceptivo.

O melhor é combinar com outro método

A combinação de métodos é uma das melhores formas de garantir a prevenção da gravidez, segundo as especialistas, já que nenhum deles é 100% seguro.

E, claro, até os métodos mais confiáveis podem falhar, porque dependem do comportamento das pessoas. Acertar o horário de tomar a pílula, lembrar-se de colocar a camisinha, controlar a ejaculação, são fatores que tornam os métodos menos eficientes.

Fontes: Thaís Dias, médica da família do Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde; Renata de Camargo Menezes, ginecologista especialista em reprodução humana.

Deixe seu comentário

Só para assinantes