Topo

Blogueira plus size relata violência após posar de biquíni em praça nos EUA

Anna O"Brien posa na Times Square - Reprodução/Instagram
Anna O'Brien posa na Times Square Imagem: Reprodução/Instagram

da Universa, em São Paulo

06/07/2018 10h32

A blogueira plus size Anna O'Brien foi alvo de assédio e violência verbal após posar no último dia 26 de junho para um ensaio de biquíni na Times Square, a principal praça de Nova York, nos EUA. 

"Fiquei muito assustada, não por ser ridicularizada, mas por ser extremamente sexualizada pelos poucos homens que assistiram", relatou em seu Instagram.

Veja também

Entre as ofensas ouvidas por Anna estiveram frases como "quero chupar seus dedos gostosos" e "rebole para a câmera, querida, mostre a eles como esta bunda balança", relatou à revista "Cosmopolitan" americana.

"As lágrimas começaram a se formar ali. Eu estava preparada para ser apontada, constrangida e chamada de gorda. Mas não esperava ser fetichizada", explicou à publicação.

Anna ainda refletiu em seu Instagram sobre as circunstâncias da situação e o que concluiu após a experiência.

"O que foi tão irônico para mim é que, à minha direita, havia duas mulheres quase nuas cobertas apenas em pintura corporal e ninguém sentiu necessidade de gritar o que queria fazer com seus corpos. Mas, para mim, uma mulher plus size em um biquíni, as coisas se tornaram gráficas tão rapidamente que embrulharam meu estômago".

"Um homem disse que ele sentia razão em dizer o que disse porque 'mulheres plus não sabem que elas são comíveis'. Deixe-me ser bem clara: o valor de uma mulher plus size, ou melhor, de qualquer mulher, não é algo dependente do desejo de alguém de fazer sexo com ela. Você não existe para dar prazer a alguém, você existe para mudar o mundo", afirmou.

Anna ainda explicou que a ideia de fazer o shooting em um dos pontos mais movimentados da cidade foi dela, porque queria desafiar as imagens convencionais de mulheres.

"O mundo só vê mulheres plus aperfeiçoadas e, de alguma maneira, "baunilha" — normalmente menores e perfeitamente proporcionais em suas curvas. Mas [o mundo] não precisa de outra imagem de arquivo de uma ampulheta em um espaço indiscernível usando um maiô. Queria fazer ser vista e me posicionar — sou mais do que meu corpo e mereço respeito e decência humana", afirmou à "Cosmopolitan".

Apesar de toda a reação agressiva que quase a fez desistir nos primeiros 15 minutos do ensaio, Anna conta que, no fim, a experiência valeu a pena para ela:

"Eu me senti humilhada e me questionei sobre o porquê de suportar tudo isso. Mas, de repente, vi uma garotinha de blusa vermelha e macacão me olhando. Eu acenei para ela e ela retornou o gesto, com o maior sorriso no rosto. 'Você é linda', ela me disse. E eu percebi naquele momento que tinham me enxergado", concluiu.