Topo

Transforma

Mulheres protagonizam um mundo em evolução


No Brasil, metade dos homens acham que feminismo é tão ruim quanto machismo

Getty Images
Imagem: Getty Images

Da Universa

03/07/2018 14h40

Um estudo feito pelo Google BrandLab São Paulo mostrou como os homens têm se comportado e mudado nos últimos tempos quando o assunto é o machismo. Para chegar aos resultados – alguns bem alarmantes – foram entrevistados 700 homens de 25 a 44 anos.

A pesquisa mostrou que 81% dos homens consideram o Brasil um país machista, um entendimento que pode ter sido atingido pelo aumento expressivo de buscas relacionadas ao tema, como: “o que é machismo”, “o que é ser machista” e “machismo no Brasil”, que ocuparam o pódio das três pesquisas mais executadas entre os internautas desse grupo.

Veja também 

No entanto, nem todos os resultados são tão positivos quanto gostaríamos que fosse. Metade dos homens acredita que o machismo é tão “ruim” quanto o feminismo. Ou seja, 50% dos homens brasileiros não possuem o correto entendimento sobre o que é feminismo e ainda creditam as ideias do movimento a ideais pejorativos e não à igualdade de gênero.

Outro ponto analisado pela empresa foi sobre a “masculinidade tóxica”. 75% dos entrevistados nunca ouviram falar sobre esse termo, ainda pouco usado no Brasil em comparação a países como os Estados Unidos e o Canadá, que tem como significado a ideia de que homens não podem chorar e demonstrar sentimentos, pensamento construído ao longo dos anos pela sociedade patriarcal em que ainda vivemos.

E por incrível que pareça, a “feminilidade” ainda é algo que constrange os homens. Mais da metade deles já foi chamado de “gay” ou “afeminado” por ter expressado seus sentimentos.

Em números mais exatos, 49% dos homens só discutem cuidados pessoais e trocam dicas de produtos quando perguntados sobre o assunto e mais de 50% dos homens preferem caçoar ou não comentar quando os amigos fazem alguma mudança na aparência, como mudar o corte de cabelo, por exemplo. Algo contrastante aos números que mostraram o aumento de 46% de conteúdos sobre maquiagem masculina na internet.

Em questões profissionais e domésticas, o estudo mostrou que mais de 83% das crianças brasileiras de até 4 anos tem como primeira responsável uma mulher – como mãe, avó ou madrasta. Foi atestado ainda que os homens dedicam 10,8 horas da semana às tarefas domésticas, enquanto as mulheres praticam 20,9 horas.

Por fim, 34% dos entrevistados acreditam que o “homem moderno” também assume as tarefas domésticas e 88% afirmam que um “bom pai” participa ativamente do dia a dia dos filhos.