Topo

Fofuras

Pesquisa mostra as diferenças e semelhanças entre donos de cães e gatos

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Da Universa

21/06/2018 16h38

Ser mãe ou pai de um animal é uma grande responsabilidade e um estudo mostrou como esses “filhos” podem influenciar na vida de seus donos. 

A Mars  Petcare, a maior empresa de alimentos para pets do mundo, fez uma entrevista com mil donos de gatos e mil donos de cachorros para trazer algumas constatações sobre o assunto.

Veja também

Os resultados mostraram que as pessoas que gostam de gatos são mais criativas e propensas a trabalharem com inovação, enquanto os amantes caninos na área financeira – algo que reflete nas condições financeiras, visto que donos de cães gastam 33% a mais em roupas dos que os donos dos felinos.

Os ‘gateiros’ são mais propensos a assistir documentários, musicais e filmes indie. Os amantes de cães são grandes fãs de terror e ação, mas também gostam de histórias de comédia romântica.

Além disso, os tutores de gatos são mais propensos a desfrutar de hobbies mais leves, como leitura, escrever e trabalhos manuais, como a jardinagem, por exemplo. Já os de cães gostam de atividades mais agitadas, como esportes, ioga, dança e viagens.

Apesar dessas diferenças, os tutores de gatos e cães têm coisas em comum -- especialmente quando se trata de viagens e planejamento de vida. Mais de um quinto deles leva seu animal de estimação junto nas férias, um quarto faz as refeições diárias acompanhados de seus pets e mais de um terço compra presentes em aniversários e datas comemorativas.

“Os benefícios dos animais de estimação para a saúde e o bem-estar dos seres humanos é um assunto amplamente estudado por nós. Os pets representam uma parte essencial da sociedade e fornecem um apoio valioso em facilitar a interação humana e os contatos sociais, além de proporcionar companhia. As evidências científicas têm demonstrado os inúmeros benefícios advindos dos pets, não só para os seus tutores, mas também para a sociedade como um todo”, afirma Jam Stewart, Vice-Presidente de Assuntos Corporativos da Mars Pet Nutrition.

Seja por meio de exercícios, abraços ou um ‘ouvido amigo’, o impacto positivo que recebemos de nossos pets é nítido. A pesquisa descobriu que os cães são muito mais propensos a melhorar a vida de seus tutores por meio de atividades físicas do que os gatos (45% contra 8%). Os tutores de cães também são mais propensos a serem corredores, com um quarto (25%) dizendo que correm regularmente, contra apenas 16% dos tutores de felinos.

Embora os gatos possam não ser os melhores amigos de treino, seus tutores são mais propensos a dividir os pensamentos e segredos mais íntimos com seu pet (23% contra 19% para tutores de cães). E ter aquele pequeno “ombro” para chorar realmente parece ajudar, já que os tutores de gatos são mais propensos a dar crédito ao seu animal de estimação pela redução do estresse (70% contra 66%) e também pelo conforto em momentos de tristeza, como a perda de um ente querido ou após uma ruptura de relacionamento.

Fofuras